Em artigo inédito, Bernard Biolchini (CEO da Pentagonal Seguros) aborda os deveres e obrigações de quem opta por um negócio no sistema de franquias
Partindo do pressuposto que uma franquia tem maior probabilidade de conquistar o sucesso, conforme abordei em uma de minhas recentes colunas, cabe destacar quais são as características de quem decide seguir este modelo de negócios, assim como seus respectivos deveres e obrigações.
A Pentagonal, por exemplo, disponibiliza três modelos de franquias – que variam de acordo com o perfil de investimento e do espaço físico onde serão exercidas as atividades. É possível atuar em Home Office, no perfil Executivo I (sala até 50m) ou no perfil Executivo II (salas maiores que 50m ou lojas).
Obrigações do franqueado
Além de ser responsável por operar o negócio seguindo os padrões estabelecidos pelo franqueador, o proprietário de uma franquia precisa ter extrema atenção às diretrizes e padrões estabelecidos pela marca antes de começar a atuar. Isso inclui os produtos e segmentos de atuação, assim como o design e o layout do escritório ou loja. Também existem questões que envolvem o marketing e a publicidade, afinal, o padrão estabelecido pela rede precisa ser mantido.
É preciso ter em mente que tornar-se franqueado demandará investimentos não apenas relacionados às taxas de franqueamento, como também em equipamentos, aluguel e na formação do time de colaboradores. É preciso garantir, ainda, o pagamento dos royalties ao franqueador. Geralmente, o valor está atrelado a um percentual relacionado às vendas brutas.
A gestão do negócio é outra responsabilidade do franqueado. É preciso que o empreendedor faça uma boa gestão financeira e mantenha a equipe saudável e capacitada para garantir a excelência no atendimento ao cliente. Este processo fica muito mais facilitado quando se pode contar com o suporte adequado por parte do franqueador, uma vez que ele já sabe como fazer para obter sucesso e resultados na operação do negócio.
A importância do contrato
Como em qualquer relação corporativa, a leitura do contrato é fundamental. Nele, estarão listados todos os deveres e obrigações do franqueado, assim como as contrapartidas oferecidas pelo franqueador.
Normalmente, as cláusulas mencionam o cumprimento de metas, além do repasse de informações claras e transparentes à franqueadora. Essas informações envolvem, por exemplo, as vendas realizadas, os custos, as despesas e o faturamento.
Não cumprir com as condições acordadas no início do relacionamento pode causar a intervenção do franqueador na unidade e até mesmo ocasionar no seu fechamento ou na venda para outro empreendedor.
Por isso, estude e pesquise muito sobre o assunto. Não deixe de saber mais sobre a reputação da marca, além de colher o feedback de outros franqueados da rede. Mantenha o foco e caminhe rumo ao sucesso no mundo dos negócios!