Com os avanços tecnológicos, a Odontologia Digital vem ganhando cada vez mais espaço, por se tratar de uma tecnologia que visa aprimorar fluxos de trabalho e seus resultados. Representantes do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esclareceram o tema. Integrante da Câmara Técnica de Prótese Dentária do CROSP, a Dra. Beatriz D. Sahm esclarece que a utilização destes novos recursos promove a integração de diversas tecnologias, tais como impressoras 3D, scanner intraoral, fresadora, além de softwares de planejamento digital, que otimizam consideravelmente o tempo de execução dos trabalhos protéticos, gerando resultados de excelência.
Segundo a Dra. Beatriz, a Odontologia Digital proporciona um impacto transformador na rotina clínica e laboratorial dos profissionais, pois viabiliza a execução de trabalhos com maior precisão e eficiência. Devemos levar em consideração outros fatores que comprovam a aplicabilidade destes recursos tecnológicos, como redução de erros humanos, otimização de tempo clínico, facilidade no planejamento e integração com laboratórios por meio da comunicação digital, o que agiliza a produção das peças protéticas.
“Cirurgiões Dentistas que adotam tecnologia, mesmo que de maneira gradativa, se destacam no mercado, pois os pacientes já procuram por elas”, afirma a integrante da Câmara Técnica de Prótese do CROSP.
Benefícios da Odontologia Digital para pacientes
A Odontologia Digital melhora significativamente a experiência do paciente, proporcionando maior rapidez nos tratamentos e mais conforto, pois as moldagens são substituídas pelo escaneamento intraoral.
O advento da Odontologia Digital possibilita a confecção de próteses e restaurações indiretas no mesmo dia da consulta. Com efeito, é possível entregar excelentes resultados estéticos e funcionais, além de se perceber uma exigência menor em relação à quantidade de consultas clínicas.
Desafios da Odontologia Digital
A Dra. Beatriz Sahm esclarece que a Odontologia Digital possui alguns desafios, especialmente no que tange o alto custo inicial de investimentos em equipamentos e softwares. Além disso, os cirurgiões-dentistas precisam de treinamento constante para operarem as novas tecnologias. Vale ainda ressaltar que, como todo sistema automatizado, podem, eventualmente, ocorrer falhas durante o planejamento digital e na etapa de confecção das peças protéticas. Outro fator importante que o profissional deve levar em conta é a resistência de alguns pacientes às novas tecnologias, demandando mais tempo para as adaptações.
O Dr. Luis Fernando Hills, presidente da Câmara Técnica de Radiologia e Imaginologia do CROSP, explica que os equipamentos com maior habilidade tecnológica encarecem os procedimentos, porém com a evolução dos materiais, a tendência é a redução do investimento até que ela se torne uma tecnologia cotidiana
Impacto da Odontologia Digital para a sociedade
“A tecnologia traz para a odontologia incrementos na qualidade dos tratamentos, visando melhor qualidade com menor morbidade à saúde do paciente”, afirma o Dr. Luis Fernando Hills. A Odontologia Digital traz um impacto geral para a sociedade por meio de automação e eficiência nas tarefas repetitivas que são otimizadas, liberando tempo para o profissional focar no paciente.
“Em decorrência da agilidade na execução dos tratamentos, tornando-os mais rápidos, haverá uma redução do tempo do paciente na cadeira odontológica e no menor número de consultas, gerando impacto na sustentabilidade, com a redução do uso de materiais descartáveis com sistemas digitais”, exemplifica a Dra. Beatriz Sahm, integrante da Câmara Técnica de Prótese Dentária do CROSP.