Bradesco Seguros

Odontoprev finaliza a 4ª edição do OdontoPitch, seu Programa de Intraempreendedorismo

Foto: Microsoft Edge / Unsplash
Foto: Microsoft Edge / Unsplash

O objetivo é incentivar os colaboradores a solucionarem desafios por meio de oficinas guiadas

A Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, realizou entre janeiro e maio, a 4ª edição do OdontoPitch, seu programa de intraempreendedorismo. Em uma parceria com a consultoria Weme, mais de 70 funcionários de áreas diversas foram estimulados a discutir ideias, desenvolver soluções e aprender com os mentores a como estruturar um projeto nas frentes de Aumento da Receita, Melhoria da Eficiência no Processo e Melhoria da Experiência dos Clientes. Nos três workshops que antecederam o programa, quase cem ideias foram inscritas, e, após avaliação de um comitê multidisciplinar, 10 ideias foram selecionadas para passarem por sete oficinas de desenvolvimento que somaram mais de 40 horas de trabalho.

O intraempreendedorismo está cada vez mais difundido entre as grandes empresas, pois valoriza o potencial criativo e inovador dos participantes. Muito utilizado como alternativa para captar oportunidades internamente, trata-se de um conceito fundamental, oriundo do empreendedorismo, e que pode ser definido como a capacidade de identificar oportunidades para trazer soluções para dentro de qualquer organização, seja como estimulador de tomada de decisões ou facilitador no aprimoramento e identificação de talentos.

A busca pela inovação tem se destacado cada vez mais, especialmente devido às mudanças enfrentadas durante a pandemia. Diante deste cenário, muitas companhias têm procurado buscar novas formas de atuação, seja no atendimento dos clientes, na elaboração de novos produtos e serviços ou ainda na reestruturação dos modelos de negócio.

Para Renato Costa CIO, CMO e CSO da Odontoprev, ao adotar uma mentalidade intraempreendedora, o colaborador se torna um agente de transformação, capaz de buscar melhorias, inovação e crescimento para a organização em que trabalha. “Essa postura proativa e comprometida contribui tanto para o desenvolvimento pessoal do colaborador quanto para o crescimento e sucesso da companhia. Ao assumir uma posição empreendedora, o profissional amplia seu leque de habilidades, adquire maior autonomia e responsabilidade, desenvolve uma visão mais ampla do negócio e se torna mais preparado para lidar com desafios e buscar alternativas diferenciadas”, destaca.

Discussões produtivas e projetos inovadores

O OdontoPitch selecionou 10 grandes ideias de quase uma centena de sugestões. Todas passaram por uma banca classificatória multiárea, com executivos de Marketing, Compras, Recursos Humanos, TI, Comercial e Atendimento para garantir avaliações a partir de diferentes expertises e pontos de vista.

Cada uma das três frentes de desenvolvimento tinha questionamentos específicos e os projetos precisavam se enquadrar em pelo menos uma delas. Em “Aumento da Receita”, necessitavam mencionar quais caminhos poderiam encontrar para aumentar as receitas de maneira sustentável, se as ideias viabilizavam novas fontes de receita e propunham novos produtos, se exploravam a expansão de mercado, ampliavam as vendas, entre outros temas.

Para “Melhoria de Eficiência no Processos”, os participantes deveriam identificar de que forma seria possível melhorar a eficiência nos processos internos, se as ideias conduziram à redução de sinistros e diminuição de despesas, se considerariam gerar queda nos SLAs internos, aumento da produtividade e aprimoramento da qualidade, além de outras possibilidades.

E em “Melhoria da Experiência”, o debate era sobre como proporcionar experiências que encantam os usuários e clientes, se as sugestões melhoraram a jornada de utilização dos serviços, impactariam em maiores índices no Net Promoter Score (NPS) e reduziram as Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs), e, ainda, se promoveriam vivências omnicanal mais fluidas e favorecem a fidelização dos usuários.

A partir das apresentações e análises, cinco grandes projetos foram classificados e três deles premiados. “Deu Match” ficou em primeiro lugar; “Odontotoken”, em segundo; e “Dentalcert” foi o terceiro colocado. Todos os ganhadores, além de receberem premiações, terão seus projetos direcionados para execução interna.

Deu Match – O grande vencedor

O projeto Deu Match conseguiu entregar as três frentes de atuação em sua ideia. O time combinou diversos fatores para aproximar o dentista ao beneficiário adequado, facilitando a vida de ambos e movimentando a agenda dos profissionais da rede.

Total
0
Shares
Anterior
Santander reduz taxa do financiamento para carro elétrico e placas solares no Mês do Meio Ambiente
Cezar Janikian, diretor da Santander Financiamentos / Foto: Divulgação

Santander reduz taxa do financiamento para carro elétrico e placas solares no Mês do Meio Ambiente

Próximo
Vital Card fixa valor para danos à bagagem despachada
Luciano Bonfim, diretor-comercial da Vital Card / Foto: Divulgação

Vital Card fixa valor para danos à bagagem despachada

Empresa oferece compensação suplementar à que deve ser paga pela transportadora

Veja também