CEO da TMB Educação explica que a funcionalidade melhora a experiência do cliente e aumenta a precisão na concessão de crédito
A personalização da oferta de crédito é uma modalidade que vem crescendo entre as instituições financeiras, pois permite uma individualização de acordo com as características e necessidades de cada um.
De acordo com Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech especializada em crédito educacional, que tem a missão de democratizar o conhecimento para transformar a economia por meio da educação, os sistemas de inteligência de crédito podem determinar quais produtos e condições são mais adequados para um cliente específico. “Eles podem analisar dados demográficos, históricos e comportamentais para oferecer a oferta mais adequada”, explica.
Segundo o especialista, a possibilidade de personalização traz uma série de vantagens, tanto para quem busca crédito quanto para quem oferece. “Do ponto de vista de quem precisa de recursos, um benefício é permitir a obtenção de empréstimos ou créditos de acordo com necessidades financeiras específicas e, com isso, as taxas de juros, termos e limites também podem ser ajustados”, esclarece.
Além disso, Boesso afirma que a personalização ajuda a tornar o crédito mais acessível para quem talvez não se qualifique para as alternativas tradicionais, como é o caso de quem tem um histórico de crédito limitado ou menos favorável. “Outra vantagem é que, uma vez que o consumidor consiga o crédito e arque com seu compromisso, ele pode melhorar seu histórico e obter melhores ofertas no futuro”.
Em relação às instituições que oferecem crédito, uma grande vantagem, segundo o CEO da TMB Educação, é que, ao personalizar a oferta, a instituição consegue avaliar melhor o risco de cada cliente. “Ao avaliar históricos bancários, investimentos e gastos, por exemplo, ela pode calcular o risco e diminuir ou aumentar as taxas de juros, por exemplo. Isso possibilita maior flexibilização de acordo com as necessidades de cada um e aumenta a base de clientes, pois é possível oferecer crédito mesmo aos que não estão sendo aprovados nas bases tradicionais das instituições”, analisa.
De acordo com Boesso, a possibilidade de personalização de crédito não apenas melhora a experiência do cliente como aumenta a eficiência na concessão, ampliando o acesso ao consumo. “Com uma análise mais adequada do histórico de cada cliente, as instituições podem oferecer opções mais assertivas. Isso também aumenta a competição, possibilitando aos usuários escolher a melhor oferta”, finaliza.