Companhia que conecta a indústria de autopeças e os reparadores cresceu 170% nos últimos três anos e projeta aumento de 57% na margem bruta nos próximos dois anos
Com faturamento estimado em R$ 60 bilhões ao ano apenas em peças e lubrificantes, mais de 74.600 mil oficinas em operação e quase 300 mil profissionais ativos no país, o aftermarket automotivo brasileiro vive um momento de expansão e sofisticação, segundo pesquisas proprietárias da Oficina Brasil, principal elo entre a indústria de autopeças e os reparadores.
Os números gerais de mercado reforçam o tamanho desse ecossistema. Em 2024, a indústria de autopeças brasileira faturou R$ 256,7 bilhões, com projeção de alta de 5% em 2025, segundo o Sindipeças. Já o volume de atendimentos nas oficinas disparou: a média mensal passou de 80 veículos por mês em 2020 para 123 em 2024, um crescimento de 52,5%. A alta acumulada de 85% nos preços dos carros novos desde 2019 fortalece ainda mais a busca por manutenção e reparos, ampliando a relevância da cadeia independente.
Para responder a esse novo cenário e potencializar a sua atuação, a Oficina Brasil passou por um rebranding completo em 2025, consolidando-se como uma plataforma essencial para o aftermarket automotivo. Nos últimos três anos, impulsionada por investimentos estratégicos e ganho de escala, a marca registrou um aumento de receita de 170% e opera hoje com margem bruta de 45%, projetando atingir 57% nos próximos dois anos.
“A Oficina Brasil vive um novo momento, atuando como protagonista em um setor que cresce, se profissionaliza e demanda mais estratégia, conexão e inteligência. Nossos investimentos refletem esse compromisso: estamos lado a lado de quem faz o aftermarket acontecer todos os dias”, afirma André Simões, Diretor Executivo da Oficina Brasil.
Entre os principais lançamentos estão o OB Ads, plataforma de mídia programática voltada à indústria, e o hub de Comunidades, que entrega conteúdo técnico, dados exclusivos e experiências imersivas a um público altamente segmentado e influente. Além disso, a companhia amplia a cada edição o Oficina Brasil Conecta, maior evento para reparadores do Brasil.
Reparador do futuro
Esse crescimento reflete as transformações no perfil do profissional de reparação.. Atualmente, o reparador médio tem 42 anos, é mais digital, mais qualificado e um dos principais decisores na compra de veículos. Um em cada cinco profissionais já possui ensino superior, e 54% priorizam qualidade na escolha das peças, acima do preço ou de condições comerciais.
Outro dado que sinaliza a renovação das oficinas é o avanço da presença feminina no segmento. De 2019 a 2025, a participação de mulheres na reparação automotiva saltou de 5% para 16,5%, um aumento de 230%. O destaque são as gerações mais jovens: 43% dos profissionais com até 24 anos já são mulheres. Além disso, 68% das profissionais respondentes já ocupam posições de liderança ou gestão nas oficinas.
Com mais de 200 mil reparadores ativos, presença física em 53 mil oficinas e alcance digital de 21 milhões de visualizações nas redes sociais, a Oficina Brasil se prepara para ampliar ainda mais seu protagonismo como elo estratégico do aftermarket automotivo. “Seguiremos evoluindo como uma plataforma que conecta indústria e reparadores por meio de conteúdo técnico, dados e relacionamento direto. Tendo como missão impulsionar o futuro de toda a cadeia”, conclui André Simões.