Europ Assistance Brasil

Oito em cada dez brasileiros acredita que os gastos do início de ano comprometem a renda familiar

Oito em cada dez brasileiros acredita que os gastos do início de ano comprometem a renda familiar / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Levantamento feito pela Zoox Smart Data aponta, ainda, que 75,67% dos entrevistados buscam separar um percentual do 13º ou do bônus para esses gastos

O início de um novo ano é motivo de celebração e planos, mas para muitos brasileiros também é motivo de preocupação financeira. Com os gastos de fim de ano acumulados, além das contas e impostos que chegam nas primeiras semanas de janeiro, como IPVA, IPTU, material escolar e outros gastos domésticos, muitas famílias já começam o ano endividadas ou vivendo com o orçamento comprometido.

Segundo a pesquisa elaborada pela Zoox Smart Data, oito em cada dez brasileiros entrevistados afirmaram acreditar que esses gastos de início de ano comprometem a renda do brasileiro. Quando perguntado qual seria o percentual da renda comprometido com esses gastos, 32,92% da população disse gastar até 50%, para 32,74% o gasto será de até 25% do saldo financeiro mensal. Um dado que merece atenção é o fato de 34,34% afirmarem não ter noção da quantidade de comprometimento da renda.

A pesquisa também aponta que 75,67% dos brasileiros consideram importante guardar parte do 13º salário ou do bônus de fim de ano, como forma de ajudar a quitar esses gastos de início de ano.

Um estudo feito pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostrou que 73 milhões de brasileiros estão endividados, o que comprova que, além de não saber como organizar as contas, o brasileiro não possui uma educação financeira. O levantamento da Zoox mostra que 82,78% dos entrevistados acreditam que é importante saber lidar com o dinheiro.

Ainda conforme o próprio Serasa, 55% dos brasileiros devem desembolsar até R$ 4 mil reais para conseguir pagar os gastos de início de ano. Esse valor representa quase o triplo do salário mínimo de 2024, que era de R$ 1.412.

Em relação ao valor atual do IPVA e IPTU em seus respectivos estados e cidades, 78,01% alegaram considerar o custo elevado. Quando indagados sobre de que forma vão efetuar os pagamentos, 51,55% preferem pagar esses valores à vista na cota única, que muitas vezes traz desconto aos pagadores, enquanto 48,45% afirmaram que preferem pagar por meio de parcelamento.

Visando os gastos para 2026, 73,59% dos brasileiros afirmaram que pretendem economizar e criar uma reserva financeira ao longo de 2025 para os gastos do início do próximo ano.

A pesquisa da Zoox Smart Data foi realizada entre os dias 10 e 13 de janeiro e teve a participação de 25.484 pessoas.

Total
0
Shares
Anterior
A importância da prevenção de litígios para as empresas: economia e eficiência em foco
Renata Belmonte, especialista e gestora das áreas de Prevenção de Litígios e Recuperação de Créditos do Albuquerque Melo Advogados e Arina do Vale, sublíder na área de Prevenção de Litígios e Recuperação de Créditos do Albuquerque Melo Advogados / Foto: Divulgação

A importância da prevenção de litígios para as empresas: economia e eficiência em foco

Confira artigo de Renata Belmonte, especialista e gestora das áreas de Prevenção

Próximo
A Reforma da Previdência e seu impacto na vida das pessoas e oportunidades para o mercado de seguros
José Carlos Silva, o "Alfaiate do Seguro" / Foto: Divulgação

A Reforma da Previdência e seu impacto na vida das pessoas e oportunidades para o mercado de seguros

Confira artigo inédito de Zé, O Alfaiate do Seguro

Veja também