Omie oferece guia gratuito sobre a Reforma Tributária para PMEs

a person sitting at a desk with a calculator and a notebook
Photo by Jakub Żerdzicki on Unsplash

Desenvolvido por economista, eBook descomplica a transição para o IVA Dual e orienta optantes do Simples Nacional sobre novos desafios de gestão

Para auxiliar empreendedores a entender as complexas mudanças fiscais, a Omie, referência em sistema de gestão (ERP) para PMEs, disponibiliza um eBook gratuito que explica os impactos da Reforma Tributária nos pequenos negócios.  Com linguagem acessível, o material descomplica o tema e orienta estrategicamente o planejamento durante a transição do novo sistema de impostos sobre consumo, que vai de 2026 a 2033.

Compreender antecipadamente as regras da Emenda Constitucional nº 132 é vital. A unificação de cinco tributos no modelo de IVA Dual afetará mais de 2 milhões de empresas do Simples Nacional no B2B, gerando um impasse crítico sobre a capacidade de gerar créditos tributários para seus clientes.

O dilema do Simples Nacional

O guia detalha um ponto sensível da reforma: empresas do Simples que vendem para outras terão que escolher entre dois formatos de recolhimento. No Simples, o crédito tributário repassado ao comprador será menor. Fora do regime (CBS e IBS pagos separadamente), a transferência de créditos é integral, mas a carga tributária e a complexidade operacional aumentam.

“Qualquer solução para pequenas empresas exige avaliação cuidadosa do empreendedor, para manter a competitividade sem comprometer totalmente as margens”, afirma Felipe Beraldi, economista da Omie e autor do material.

Desafios operacionais e oportunidades

O eBook também aborda a gestão durante a fase de transição, na qual as empresas precisarão administrar recolhimentos paralelos nos dois sistemas (o antigo e o novo). O cenário atual, já marcado pela insegurança jurídica e alto volume de litígios, deve ter seus desafios ampliados pela convivência simultânea dos modelos.

Para Beraldi, a adaptação exige profissionalização imediata. “Um bom planejamento tributário vai se tornar elemento essencial para a sobrevivência das PMEs com a reforma”, destaca. O especialista recomenda que os empreendedores organizem suas finanças e adotem a transformação digital, como um sistema de gestão atualizado, para que a contabilidade filtre as transações com segurança. O eBook está disponível gratuitamente no link.

Total
0
Shares
Anterior
São Paulo registra queda de 11,2% nas mortes no trânsito em janeiro
cars on road during daytime

São Paulo registra queda de 11,2% nas mortes no trânsito em janeiro

Segundo Infosiga, Estado também tem redução de 3,1% nos sinistros com vítimas no

Veja também