ONGs e Edtechs ajudam jovens de comunidades menos assistidas a se ingressarem no mercado de tecnologia

ONGs e Edtechs ajudam jovens de comunidades menos assistidas a se ingressarem no mercado de tecnologia / Foto: Cottonbro Studio / Pexels
Foto: Cottonbro Studio / Pexels

FCamara apoia iniciativas e incentiva a formação de novos profissionais de tecnologia por meio de ações sociais em todo o Brasil

Com 15 anos de estrada, a FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, segue firme no objetivo de fazer a diferença, não só para seu time e clientes, mas também para pessoas de comunidades menos assistidas que sonham em ingressar no mercado da tecnologia e que não possuem um acesso fácil a ele.

Por meio de parceria com ONGs e edtechs, a empresa apoia projetos que oferecem dinâmicas, oficinas, aulas e aprendizados, que já impactaram milhares de pessoas. Além disso, a FCamara é a maior patrocinadora da Orange Juice, comunidade tech voltada para pessoas que têm interesse na tecnologia e que querem compartilhar seus conhecimentos, experiências, conhecer novas pessoas e áreas, além de investir na carreira profissional.

“Nosso objetivo é firmar grandes parcerias que reforcem o nosso propósito de transformar mundos sonhados em trajetórias reais, além de transformar a vida e a carreira de pessoas que acreditam em nossos projetos”, pontua Joel Backschat, CIO da FCamara. São parceiros da empresa nessas iniciativas o Instituto PROA, Plataforma Impact, A Liga Digital, Projeto Tocando em Frente e Instituto Fazendo Acontecer (IFA), entidades sem fins lucrativos que atuam no desenvolvimento, educação e empregabilidade de jovens.

No Instituto PROA, líderes, gestores e voluntários de tecnologia e de outras áreas da FCamara, como recrutamento e atração RH, oferecem palestras, bootcamps e orientação em projeto final dos alunos do Instituto. Além disso, os alunos podem ser chamados para entrevistas de emprego na empresa, como foi o caso da Thaysllayne Santana, que diz sempre ter tido facilidade com tecnologia, e, ao ver que o mercado estava em ascensão, se dedicou ao projeto no Instituto PROA. Ela foi chamada para uma entrevista e, hoje, atua como Analista de Teste na FCamara.

Na Liga Digital, profissionais formados pelo Programa de Formação da FCamara dão aulas especiais para jovens da periferia na área de tecnologia, orientando os alunos na realização de projetos que colocam em prática o aprendizado. Já na Plataforma Impact, ONG localizada na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, a FCamara cria trilhas especiais de conteúdo para programadores e UX Designers, em conjunto com a Alura Cursos. Também disponibiliza mentores da sua equipe para auxiliar os alunos da Comunidade Plataforma tirando dúvidas, indicando cursos e convidando os alunos para entrevistas de emprego.

Com patrocínio ao projeto Tocando em Frente, que promove a alfabetização de crianças de escolas públicas nas cidades do interior brasileiro com jornadas interativas e didáticas, a FCamara já ajudou diversos jovens a encontrarem seu caminho dentro da carreira de sua escolha. Recentemente, a Orange Juice realizou um hackathon com participantes da ONG para apoiá-los a trabalharem aspectos como comunicação e trabalho em equipe. Um dos requisitos para participar da iniciativa seria ter uma mulher trans/cis no time, incentivando e promovendo a inclusão de mulheres no mercado tech.

A empresa também é uma das principais apoiadoras do Instituto Fazendo Acontecer, que incentiva crianças e adolescentes a descobrirem e entenderem o empreendedorismo como um conjunto de características comportamentais a serem aprimoradas, despertando a percepção de que o futuro pertence a cada um deles. Isso tudo por meio de oficinas lúdicas que buscam enfatizar a importância da sustentabilidade e do consumo consciente. “Em 2019, criamos o App IFA para que os professores conduzam as oficinas e as crianças e adolescentes interajam também com a metodologia. Com o aplicativo, já foram realizados mais de 42 mil atendimentos, impactando 13 mil participantes. Além do Brasil, o app já é acessado nos Estados Unidos, Japão e Haiti”, conta Backschat.

Além do apoio a ONGs e projetos sociais, a FCamara também apoia edtechs, como Rocketseat, Alura, Cubos Academy e Love People. Com as parcerias, a empresa já impactou mais de 10 mil pessoas de diversas áreas e, pela Rocketseat, distribuiu 50 bolsas de estudos ao público LGBTQIA+ para promover inclusão, diversidade e formação de qualidade dentro do mercado de tecnologia.

Com as iniciativas, além de apostar no desenvolvimento social, a FCamara busca contribuir com a formação de novos profissionais de tecnologia. “É um mercado cheio de possibilidades e que segue em crescimento. Para a empresa, é uma satisfação contribuir com a formação de mais profissionais e ajudar quem tem vontade e sonhos a aproveitar essas oportunidades. E, por isso, além de continuarmos apoiando os parceiros atuais, seguiremos em busca de novos, para reforçarmos nosso trabalho social, focarmos na diversidade e capacitarmos mais pessoas para a área”, finaliza o CIO.

Total
0
Shares
Anterior
Crescentes ataques cibernéticos no país elevam procura das empresas por seguros
Crescentes ataques cibernéticos no país elevam procura das empresas por seguros / Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels

Crescentes ataques cibernéticos no país elevam procura das empresas por seguros

Brasil é o segundo país mais atingido por ocorrências cibernéticas na América

Próximo
Principais desafios das empresas na segurança de dados
Carlos Rodrigues, vice-presidente Latam da Varonis / Foto: Divulgação

Principais desafios das empresas na segurança de dados

Confira artigo de Carlos Rodrigues, vice-presidente Latam da Varonis

Veja também