Aliança estratégica une tecnologia de ponta e expertise para facilitar as transações e gestão do seguro garantia
A OnPoint, insurtech especializada na transformação digital do mercado de seguros, acaba de firmar uma parceria com a Sancor Seguros. Aliança estratégica une tecnologia de ponta e expertise para facilitar as transações e gestão do seguro garantia. Com mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa faz parte do Grupo Sancor Seguros, líder na Argentina, com mais de 80 anos de história, também presente no Paraguai e Uruguai. “Vimos a oportunidade de diversificar nosso portfólio e ampliar nossa oferta de soluções para clientes e corretores. Após uma análise criteriosa das opções disponíveis no mercado, escolhemos a plataforma da OnPoint como solução tecnológica para viabilizar nossa entrada nesse segmento”, aponta Alexandro Sanxes, superintendente de Riscos Técnicos da Sancor.
Além da adoção da plataforma, a parceria prevê também a contratação do Núcleo Técnico da OnPoint, responsável por toda a análise estruturada de risco e suporte operacional, reforçando não só a confiança na tecnologia, mas também na expertise dos especialistas da insurtech, que acumulam mais de 15 anos de experiência no setor. “Este é o segundo Núcleo Técnico da OnPoint contratado por seguradoras distintas, comprovando a capacidade da Insurtech em oferecer serviços exclusivos, diferenciados e de alta performance”, aponta o CEO da OnPoint, Leandro Leite.
Origem e proposta da OnPoint
A OnPoint Insurtech nasceu da experiência prática de seus fundadores no mercado de Seguro Garantia. Há mais de 15 anos identificando e validando o potencial da padronização na análise de riscos, percebeu-se que era possível escalar esse modelo, tornando processos mais rápidos, precisos e menos dependentes de tarefas manuais.
Criada em 2020, a empresa avançou na automação por meio de APIs, criando motores de decisão que transformaram a operação de seguros em processos digitais, ágeis e escaláveis. Essa experiência culminou na criação de um projeto que visa desburocratizar o Seguro Garantia, proporcionando uma transformação digital completa para as seguradoras.
Ecossistema digital em expansão
Atualmente, a OnPoint participa do ciclo operacional de oito seguradoras no Seguro Garantia, entre elas Essor Seguros, Excelsior Seguros, Mapfre Seguros, Sombrero Seguros, Newe Seguros, Axa Seguros, Sancor Seguros e Miusui Seguros (em fase de implantação). Seu ecossistema digital oferece não apenas uma plataforma tecnológica robusta, mas também serviços de consultoria técnica especializada.
A insurtech se diferencia pela capacidade de entender profundamente as dores e os desafios do mercado segurador, fruto da sólida experiência de seus executivos, que acumulam mais de 25 anos de atuação em seguradoras e corretoras. Essa vivência permite antecipar demandas e oferecer soluções alinhadas tanto às necessidades operacionais quanto aos requisitos regulatórios.
Democratização do Seguro Garantia
Com uma operação que já conta com mais de 50 mil clientes cadastrados, quatro mil corretores e mais de 100 mil apólices emitidas — sendo 95% de forma automática —, a OnPoint mira novos horizontes. Além de seguir aprimorando a plataforma principal, a empresa se prepara para lançar o InsurePoint, um marketplace voltado para corretores. O objetivo é oferecer, em um único ambiente, todas as ferramentas necessárias para a gestão da carteira de Seguro Garantia, sem depender de soluções de terceiros.
Perspectivas de crescimento
O investimento contínuo em tecnologia e inteligência de risco tem permitido à OnPoint não apenas sustentar seu crescimento, mas também contribuir ativamente para a transformação digital do mercado segurador brasileiro. Em 2024, a empresa alcançou uma receita bruta de R$ 15 milhões, reinvestindo integralmente os resultados na expansão da operação e no aprimoramento tecnológico.
Para os próximos 12 a 24 meses, a OnPoint projeta ampliar ainda mais sua atuação, consolidando-se como referência em soluções digitais para o setor de seguros e levando sua proposta de agilidade, simplicidade e escalabilidade a um número crescente de parceiros e clientes.