Solução consolidará funcionalidades que suportam a jornada de securitização, gestão de FIDCs, gestão de recebíveis e serviços financeiros dos clientes da empresa
A Opea, líder em securitização no Brasil, anuncia o lançamento do Opea Omni, um portal de ferramentas inédito que amplia a oferta de soluções digitais, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito por intermédio do mercado de capitais. O processo de criação da plataforma envolveu uma equipe de mais de 50 pessoas e um investimento de mais de R$ 10 milhões.
Ao todo, serão 20 funcionalidades diferentes para securitização, gestão de FIDCs, gestão de recebíveis e serviços financeiros. Tudo em um canal único que atende todo o ecossistema de crédito com segurança e velocidade, desde devedores e cedentes à originadores e investidores, que passam a acompanhar em tempo real seus produtos.
O Omni contará, inicialmente, com quatro módulos complementares (Recebíveis, Investidores, Operações e Desenvolvedores) que integrarão de forma simples toda a esteira de soluções de crédito da companhia, que possui mais de R$ 150 bilhões em ativos sob gestão. A plataforma permitirá o acompanhamento em tempo real de seus produtos e o gerenciamento das integrações via API pelos seus clientes.
Além da intensificação na transformação digital, a companhia ampliou seu portfólio com serviços de agente de liquidação e bancarização (banking as a service – BaaS) para suas transações de mercado de capitais. Ela também abriu seus serviços de inteligência de crédito, passando a atuar como servicer, agente de garantias e agente de arrecadação para o mercado – incluindo bancos, gestoras e securitizadoras.
“Nossa estratégia prevê a construção de uma empresa cada vez mais múltipla e orientada para tecnologia no mercado de capitais”, explica Flavia Palácios, CEO da Opea. “A busca por escala e eficiência exige uma abordagem digital para dar conta do volume, com segurança e velocidade, facilitando o atendimento de todo o ecossistema”, diz.