Com o ticker OBTC3, companhia é a primeira listada da América Latina com estratégia 100% voltada ao Bitcoin
Solenidade realizada na manhã desta terça-feira marcou o início das negociações dos papéis da OranjeBTC (OBTC3) na B3 – Bolsa, Brasil, Balcão. A cerimônia contou com presença do fundador e CEO da empresa, Guilherme Gomes, do presidente do Conselho de Administração, Josh Levine, dos conselheiros Fernando Ulrich e Julio Capua, e do CFO da companhia, Guiga Ferreira.
“Começamos hoje uma nova etapa no mercado, seguindo os melhores padrões de governança e transparência, com a ambição de nos tornar uma das maiores empresas do País e de impulsionar o padrão Bitcoin no Brasil, um país que é símbolo de inovação financeira e tecnológica”, afirmou durante a cerimônia o CEO da OranjeBTC, Guilherme Gomes.
A OranjeBTC S.A. é a primeira companhia listada da América Latina com estratégia 100% voltada ao Bitcoin. A empresa tem como missão acelerar a adoção do Padrão Bitcoin no mercado brasileiro, combinando uma tesouraria robusta com iniciativas de educação de educação financeira.
Divulgação Guilherme Gomes, CEO
A empresa foi idealizada pelo empresário brasileiro Guilherme Gomes. Fundador e CEO da OranjeBTC, Gomes tem sólida carreira no mercado financeiro tradicional e no ecossistema de Bitcoin, com passagens por Bridgewater Associates e pela Swan Bitcoin, nos Estados Unidos. Com essa experiência, concebeu a primeira companhia da América Latina com estratégia voltada para o Bitcoin, com a missão de disseminar a educação e o investimento na região. A OranjeBTC inicia sua trajetória estruturada em dois pilares estratégicos — Tesouraria e Educação.
Com 3.675 bitcoins em tesouraria — o equivalente a mais de R$ 2 bilhões considerando a cotação do Bitcoin na data de hoje — a OranjeBTC estreia posicionada entre as 25 maiores Bitcoin Treasury Companies do mundo. Essa quantidade de Bitcoins é o principal indicador de sua forte estratégia: ser relevante detentora de Bitcoins na América Latina, atuando de forma disciplinada, transparente e com objetivo de longo prazo.
Educação como pilar central
Mais do que uma estratégia de tesouraria, a OranjeBTC incorpora a educação como parte fundamental de sua atuação. A companhia tem como objetivo oferecer cursos, publicar pesquisas, organizar eventos e criar conteúdos sobre educação financeira, o papel do Bitcoin como capital digital e o emergente modelo das Bitcoin Treasury Companies. O objetivo é simples: difundir conhecimento, consolidar o uso do Bitcoin e preparar indivíduos e instituições para navegar a nova era dos ativos digitais globais.
Modelo inspirado e adaptado ao Brasil
Inspirada em casos internacionais de sucesso como MicroStrategy (EUA) e Metaplanet (Japão), a OranjeBTC adapta o modelo ao contexto brasileiro e latino-americano. A companhia pretende ter suas ações negociadas na B3 ainda em 2025, como forma de fornecer maior transparência e regulação para que seus investidores — de pessoas físicas a investidores institucionais — possam acessar essa nova indústria.
Para viabilizar a expansão contínua da tesouraria e seus projetos de educação, a OranjeBTC poderá captar recursos por meio de emissões de ações ou instrumentos conversíveis, emissões de dívida ou contratação de produtos estruturados.
Um time com experiência global
A OranjeBTC é liderada por Bitcoiners de longa data e especialistas em mercados de capitais. Além do fundador Guilherme Gomes — com passagens por Bridgewater Associates, Swan Bitcoin e pelo mercado de educação no Brasil — a companhia conta com um Conselho de Administração composto por Fernando Ulrich, Eric Weiss, Josh Levine e Julio Capua, entre outros nomes relevantes. Essa combinação de expertise em Bitcoin, finanças tradicionais e educação financeira reforça a capacidade da OranjeBTC de se tornar um player relevante na transição para o Padrão Bitcoin.
Guilherme (Gui) Gomes, Founder e CEO
Founder e CEO da Oranje, Guilherme Gomes possui vasta experiência em Bitcoin, finanças e empreendedorismo. Como Presidente da Swan Bitcoin, liderou a expansão da companhia, elevando significativamente a receita, além de desenvolver produtos educacionais e eventos sobre o ativo. Anteriormente, na Bridgewater Associates, desenvolveu parcerias com os setores de wealth management e seguros. No início de sua carreira, cofundou a Jazz Side, uma das principais empresas de experiências de marca do Brasil. É formado em Direito pela USP e possui MBA pela UCLA Anderson School of Management.
Guilherme (Guiga) Ferreira, Co-founder & CFO
Executivo com mais de 19 anos de experiência nos setores de finanças e educação. Foi fundador, CEO e CFO da Bioma Educação, um dos maiores grupos privados de educação básica do Brasil, de capital aberto e ações negociadas na B3. Na empresa, também foi responsável pela área de relação com investidores e gerenciou a captação de mais de US$ 200 milhões. É formado em administração pela Fundação Getulio Vargas e possui MBA pela Columbia University.
Josh Levine, Presidente do Conselho de Administração
Com mais de duas décadas de experiência em finanças globais e gestão de investimentos, é fundador da Locali, plataforma de investimentos em ativos alternativos. Anteriormente, foi Head Global de Distribuição na Bridgewater Associates e atuou durante 15 anos na BlackRock, onde foi Managing Director e Co-Head Global da plataforma de produtos alternativos. Sua carreira também inclui passagens pelo Permal Group e Merrill Lynch. É mestre em Relações Internacionais pela Columbia University.
Fernando Ulrich, Membro do Conselho de Administração
Fernando Ulrich é uma das principais vozes sobre economia, mercados financeiros e Bitcoin no Brasil, com mais de 20 anos de experiência. Sócio da Liberta Investimentos, é autor do primeiro livro sobre Bitcoin em português, consolidando-se como um pioneiro na liderança intelectual sobre o tema no país. Seu canal no YouTube é uma referência nacional para educação financeira, econômica e sobre Bitcoin, alcançando milhões de pessoas e o estabelecendo como uma das vozes mais influentes e respeitadas do país nestes temas. Atuou em posições estratégicas na XP Inc. e é mestre em Economia pela Escola Austríaca.
Eric Weiss, Membro do Conselho de Administração
Possui ampla experiência profissional em finanças, gestão de investimentos e ativos digitais. É fundador e CIO do Blockchain Investment Group, onde lidera a adoção institucional do Bitcoin. Iniciou sua carreira no Morgan Stanley e, posteriormente, na GE Equity, liderou investimentos em private equity e venture capital. Também co-fundou a Stripes Group, escritório de private equity. Atualmente, integra o Conselho da Core Scientific (NASDAQ: CORZ), uma das maiores mineradoras de Bitcoin do mundo. É formado pela Universidade de Maryland e possui MBA pela Universidade Columbia.
Julio Capua, Membro do Conselho de Administração
Foi um dos membros fundadores da XP Inc., onde também atuou como CFO, tendo papel fundamental na jornada da empresa, ajudando a transformá-la de uma startup focada em educação financeira em uma das maiores instituições do setor no Brasil, culminando em seu IPO. Durante 16 anos liderou áreas estratégicas como finanças, riscos e M&A. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento sustentável no nordeste do Brasil como CEO do Grupo Carnaúba. É formado em Administração de Empresas.