O seguro de vida vem provando seu valor e importância nos últimos anos. Antigamente, esse tipo de produto era buscado por uma pequena parcela da população, cenário que vem mudando drasticamente e que se acentuou neste ano. De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), de janeiro a setembro deste ano, a contratação de seguro de vida teve uma alta de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mas, o que é um seguro de vida, exatamente? Por definição, é uma compensação financeira em casos de fatalidades como doenças graves ou morte e pode ser destinado ao segurado ou a demais beneficiários.
O que muitos não sabem é que grande parte dos seguros de vida hoje em dia trazem diversas opções de benefícios que podem ser aproveitados ainda em vida. Pensando nisso, a Liberty Seguros listou 6 principais benefícios ainda desconhecidos que os segurados podem ter ao contratar um seguro de vida.
O primeiro deles é a garantia de estabilidade financeira. Isso porque, os seguros de vida, trazem segurança para as famílias dos segurados, garantindo apoio financeiro não só em caso de óbito, mas também em situações de acidentes, invalidez permanente ou temporária, perda involuntária de emprego e doenças graves.
A contratação simples é o segundo fator de extrema importância, pois, cotar seguro de vida parece algo muito trabalhoso para os clientes e também corretores, mas não é.
Recentemente, a Liberty Seguros lançou o Meu Momento de Vida, plataforma para ajudar clientes a contratarem coberturas de vida personalizadas, com agilidade e de forma 100% digital. A plataforma foi desenvolvida para que os consumidores tenham maior facilidade para entender o que realmente precisam em um seguro de vida no momento da escolha.
Para indicar o capital necessário, por exemplo, a plataforma possui uma ferramenta de recomendação baseada em três variáveis: educação dos filhos, reposição de renda e patrimônio. Ela também traz textos explicativos sobre cada cobertura para que o cliente saiba exatamente o que está contratando.
Um terceiro ponto importante é o cenário da COVID-19. A partir da pandemia, o setor segurador se movimentou rapidamente, no Brasil e no mundo, para garantir a tranquilidade dos clientes. Uma das principais medidas tomadas foi a revisão das cláusulas dos seguros de vida, passando a implementar novas coberturas que atendessem às necessidades dos consumidores no novo momento.
Algumas seguradoras, como a Liberty, não faziam exclusão dessa cobertura em seus produtos, portanto, seus segurados já estavam e continuam cobertos contra os impactos da COVID-19.
A livre escolha de beneficiários também é um grande benefício desse segmento. Ao fechar uma apólice de seguro de vida, um dos primeiros passos dos contratantes é definir quem são os beneficiários – pessoas que receberão o valor do seguro em caso de óbito -, mas, algo que nem todo mundo sabe, é que esses herdeiros não precisam ser familiares nem parentes.
Ou seja, seguro de vida não é uma herança. Consumidores podem fazer um seguro de vida pensando no bem-estar de qualquer pessoa relacionada a eles, incluindo-a como beneficiária.
Ainda, diferentemente de outros investimentos realizados pelas pessoas ao longo do ano, o seguro de vida é um produto simples, tributariamente falando. Isso ocorre pois não há a necessidade de declarar o seguro de vida no imposto de renda, não havendo dedução, mas em contrapartida, a indenização do seguro, quando paga, também não é tributada. Além disso, o seguro de vida não entra em inventário, o que garante maior agilidade no pagamento da indenização aos beneficiários.
Por último, mas não menos importante, as assistências e benefícios a serem utilizados em vida também se destacam na contratação desse produto. Um bom exemplo de benefícios que vão além das coberturas tradicionais de sinistros do seguro de vida são os clubes de vantagens. A Liberty Seguros lançou recentemente o +Liberty, novo clube 100% digital da empresa, idealizado para trazer mais proximidade para clientes e corretores da companhia, e que oferece cupons de desconto em mais de 200 parceiros que podem ser utilizados sem precisar sair de casa, além de novas experiências exclusivas lançadas mensalmente.
Com clubes, como o da Liberty, os clientes têm um retorno de seu investimento no seguro em forma de cursos, descontos e vouchers. E, ao mesmo tempo, os corretores também podem aproveitar os benefícios do clube e utilizá-lo como mais um argumento para que seus clientes escolham determinada seguradora.