Projeto do Instituto Quimioterapia e Beleza já doou mais de 50 mil lenços pelo país permite a troca de experiências entre pacientes
Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, o Instituto Quimioterapia e Beleza segue seu mutirão de arrecadação para o seu “Banco de Lenços”. Criado por Flavia Flores, o Banco de Lenços é hoje o maior projeto do IQeB e já doou mais de 50 mil lenços em todo o país. O objetivo é levar acolhimento e troca de experiências entre pacientes em tratamento oncológico, por meio do lenço – um símbolo do tratamento de câncer, uma vez que muitas perdem os cabelos e contam com o acessório durante o processo de cura.
Dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, apontam um aumento nos casos de câncer de mama no Brasil. Só entre os anos 2023 e 2025, foram registrados cerca de 73.610 novos casos do câncer que mais acomete mulheres em todo o país. Além do diagnóstico precoce e tratamento adequado, o acolhimento, autoestima e pertencimento dessas mulheres são partes vitais para uma boa recuperação.
Como funciona
Os lenços arrecadados pelo Instituto passam pelo processo de triagem, higienização, embalagem e posteriormente são entregues na casa de cada mulher solicitante, e também em mais de dez hospitais, tudo de forma gratuita. Além disso, cada lenço enviado acompanha uma mensagem feita à mão por simpatizantes e voluntárias que venceram o câncer. Baseadas em suas histórias de superação num gesto de carinho e encorajamento a outras mulheres.
Além da sociedade em geral, empresas também podem aderir a campanha interna de arrecadação de lenços e doar ao IQeB, visto que a demanda é contínua, a necessidade de apoio é permanente. “Estamos abertos para realizar ações de endomarketing em empresas cujas contribuições são revertidas para a sustentabilidade da Organização”, diz Deborah Bosco, presidente do Instituto.
