Com expressivo crescimento em relação à edição anterior, banco digital passa para 21ª posição e atinge valor de marca de R$ 728 milhões no ranking da Interbrand, em 2024; no ‘Brand Finance Brasil’ deste ano, Companhia passa de 38º para 30º lugar entre as 100 marcas do mercado no Brasil
O PagBank, banco digital completo em serviços financeiros e meios de pagamento, cresceu impressionantes 13% no ranking das “25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2024”, passando a ocupar a 21ª posição na classificação da Interbrand, com um valor de marca de R$ 728 milhões. Outra grande conquista recém-anunciada é a presença do PagBank entre as seis marcas mais valiosas do setor financeiro do país constantes do “Brand Finance Brasil 100 de 2024”, passando de 38º para 30º lugar no ranking formulado pelo Brand Directory, que lista as 100 maiores marcas do mercado brasileiro em 2024.
“No último ano, a Companhia passou por um processo de rebranding que reforçou o seu posicionamento como banco completo, unificando todos os produtos e serviços sob uma marca única: PagBank. Esta unificação simplificou a comunicação e enfatizou nosso compromisso com a oferta de soluções integradas para nossos clientes. Ao longo deste ano, seguimos na construção de um ecossistema completo de duas pontas (lojistas e consumidores), por meio de um único app, uma única plataforma e um único serviço de atendimento”, afirma Alexandre Magnani, CEO do PagBank.
Para Magnani, os resultados desta estratégia são inequívocos. Com atuação em todo o território nacional, em março de 2024 o PagBank registrou 31,4 milhões de clientes, consolidando-se como um dos maiores bancos digitais do Brasil em clientela. Com este expressivo montante, não por acaso, a Companhia é uma das principais recebedoras de Pix: de todas as transações deste tipo que ocorrem no Brasil, 9% são feitas por clientes do PagBank. Também no primeiro trimestre deste ano, o PagBank registrou o maior lucro líquido recorrente da sua história, alcançando R$ 522 milhões, um aumento de 33% na comparação anual.
Para o diretor de Marketing do PagBank, Raphael Farias, a cultura de inovação, alinhada com uma visão clara de inclusão financeira, é o que o diferencia no mercado financeiro. “Nossa marca se posiciona não apenas como um banco digital, mas como um facilitador da vida das pessoas e de negócios, auxiliando a transformar a maneira como os brasileiros lidam com suas finanças diariamente. Este enfoque na experiência do consumidor e na inovação, somado aos nossos investimentos em marketing e reputação, têm sido fundamentais para nossa competitividade e crescimento no mercado”, conclui o executivo.
Realizado pela Interbrand, pioneira na aplicação da metodologia de avaliação de marcas, o ranking das “25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas” leva em consideração o retorno financeiro para os investidores ou seu lucro econômico, o papel da marca na decisão de compra e a força ou capacidade dela em criar fidelidade em comparação com outras da mesma área de atuação. Já no “Brand Finance Brasil 100 2024”, da consultoria Brand Directory, o seu valor é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário de uma marca obteria com o seu licenciamento no mercado aberto.
“O PagBank vem trazendo inúmeras inovações que vão diretamente ao encontro as necessidades de seus clientes. E essa construção de marca em constante movimento, aliada a um modelo de negócio robusto, é uma característica essencial para as marcas que mais se destacam em nossos estudos”, afirma Beto Guimarães de Almeida, CEO da Interbrand.
Presença e reconhecimento de outros rankings e premiações
Em 2024, o PagBank também estreou no 46º lugar entre as “50 Maiores Marcas Brasileiras”, da Kantar BrandZ. Nesse ranking, o PagBank estreou na 46ª posição, com valor de marca avaliado em R$ 1,7 bilhão. A presença de fintechs tanto na classificação da Kantar quanto na da Interbrand e do Brand Directory demonstra a força da digitalização bancária e a aceleração de investimentos em tecnologia e marketing neste segmento financeiro.
Também neste ano, o PagBank foi reconhecido como o segundo melhor banco brasileiro pelo “World’s Best Banks 2024”, da Forbes. Na classificação feita pela revista internacional de negócios, finanças e economia, em parceria com o Statista, o PagBank subiu três posições em relação ao ranqueamento anterior: passou da 5ª posição na classificação de 2023 para a 2ª deste ano.
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia se posicionou em 1º lugar no Prêmio Folha Top of Mind na categoria “Maquininha de Pagamento”, e a conta PJ PagBank foi eleita a melhor do país pelo portal iDinheiro. Além disso, o PagBank figurou em 5º lugar como um dos melhores bancos no Brasil pela “World’s Best Banks”.
O PagBank oferece ferramentas para vendas presenciais e online, conta digital completa para pessoa física e pessoa jurídica, investimento automático e CDBs certificados com rating brAAA, com rendimento de até 130% do CDI – com resgate a qualquer momento e investimentos por objetivos, além de funcionalidades que contribuem para gestão financeira, como Folha de Pagamentos. No PagBank, o cartão de crédito tem limite garantido e os investimentos se tornam limite para o próprio cartão, potencializando os ganhos dos clientes*, além de gerar até 1% de cashback na fatura, um dos maiores do mercado. No PagBank, quem possui saldo ativo e inativo no FGTS pode solicitar antecipação, além de ser possível a contratação do Consignado INSS para aposentados e pensionistas diretamente pelo app do PagBank.