Bradesco Seguros

PagBank PagSeguro tem lucro líquido de R$ 1,1 bilhão nos primeiros 9 meses de 2022

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

Receita e lucro líquido são os maiores da história da Companhia para o período

Banco digital completo, que promove soluções inovadoras, inclusão e democratização dos serviços financeiros, além de líder em quantidade de clientes no segmento de maquininhas de cartão com a maior rede de aceitação nacional, o PagBank PagSeguro (NYSE: PAGS) anuncia os resultados dos primeiros nove meses (9M22) e do terceiro trimestre (3T22) deste ano.

Entre os destaques da boa performance no 9M22, a Companhia registrou receita líquida de R$ 11,4 bilhões (+58% a.a.) e lucro líquido contábil de R$ 1,1 bilhão (+27% a.a.). Apenas no 3T22, o lucro líquido contábil alcançou R$ 380 milhões, o maior desde o 4T19. Com estes resultados, o PagBank PagSeguro obteve a maior receita líquida e o maior lucro líquido da história para os primeiros nove meses do ano, consolidando-se como o 2º maior banco digital do país, com quase 26 milhões de clientes, sendo cerca de 16 milhões deles ativos.

O PagBank PagSeguro conquistou 1,1 milhão de novos clientes no 3T22, somando 4,1 milhões nos primeiros nove meses do ano. Para o CEO Alexandre Magnani, entre os motivos dessa performance destacam-se o fato de, além de ser um banco digital completo, o PagBank PagSeguro oferecer soluções de pagamentos para vendas online e presencial e serviços de valor agregado para os lojistas, como conciliação, gestão dos negócios (PagVendas), programa de fidelidade (ClubePag) e delivery (Envio Fácil). Magnani reforça que atualmente a empresa tem o melhor CDB do mercado, que rende mais que o dobro da poupança, com oferta de cartões de crédito sem análise, atrelando o limite ao saldo reservado da conta ou os CDBs do banco.

“A Companhia sempre buscou equilibrar crescimento com lucratividade e neste trimestre não foi diferente”, destaca Artur Schunck, CFO do PagBank PagSeguro. As despesas como percentual da receita líquida caíram de 20% no 3T21 para 15% no 3T22, enquanto os investimentos atingiram o menor patamar também da receita líquida desde o 2T19, resultando em forte geração de caixa e superando mais de meio bilhão de reais no trimestre. Schunck complementa que a Companhia tem sido ainda mais diligente em controlar custos, despesas e investimentos, operando de maneira cada vez mais eficiente para ampliar os lucros no futuro, sem abrir mão das oportunidades presentes.

Outros destaques operacionais

O PagBank PagSeguro atua em duas verticais de negócios: serviços financeiros e plataforma de pagamentos. Em serviços financeiros (PagBank), oferece cartões, créditos, investimentos e seguros, e em plataforma de pagamentos (PagSeguro), soluções completas que passam por maquininhas, pagamentos online, Pix, soluções de software para gestão dos negócios e pagamentos transfronteiriços. Não por acaso, a Companhia é um dos principais recebedores de Pix: de todas as transações deste tipo que ocorrem no Brasil, 9,5% são feitas pelos clientes do banco digital.

Em serviços financeiros (PagBank), a receita líquida foi de R$ 958 milhões (+58% a.a.) no 9M22 e de R$ 339 milhões (+31% a.a.) no 3T22. Em setembro deste ano, o banco digital chegou próximo a marca de R$ 20 bilhões em depósitos (+171% a.a.) e a carteira de crédito atingiu R$ 2,7 bilhões (+71% a.a.), com destaque para originação de produtos com garantia, como empréstimo consignado e cartão de crédito atrelado aos CDBs ou reserva de saldo da conta.

Já em pagamentos (PagSeguro), o volume total processado (TPV, na sigla em inglês) foi de R$ 260 bilhões (+50% a.a.), número superior ao volume total processado no ano inteiro de 2021, sendo que no 3T22 o TPV atingiu R$ 90,3 bilhões (+35% a.a.). De acordo com a Companhia, o aumento em sua participação de mercado saiu de 8% em 2020 para quase 11% no 3T22.

“O PagBank PagSeguro segue na construção de um ecossistema completo de dois lados — banco digital e plataforma de pagamentos –, por meio de um único aplicativo, uma única plataforma e um único serviço de atendimento para seus clientes. E as inovações não param por aí. No final do terceiro trimestre de 2022, lançamos o cartão de crédito com limite atrelado a investimentos e a reserva de saldo em conta; o Poupar Automático, uma opção para o lojista escolher investir um percentual de suas vendas automaticamente; a Trilha do Rendimento, com educação financeira sendo transmitida por meio de gamificação e prêmios diários. E, agora, o Seguro Pix, para mitigar as perdas em casos de transações digitais feitas em situação de ameaça por meio da conta PagBank”, comenta Magnani, que anuncia: “Novos produtos devem ampliar ainda mais a oferta de serviços para diferentes nichos de clientes ainda este ano, como as soluções de adquirência Tap On Phone, Moderninha Smart 2, PagTotem e lançamento de novos seguros”.

No 3T22, o PagSeguro foi reconhecido como a marca de maquininhas mais lembrada por consumidores de acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada no final de outubro pela Folha Top of Mind 2022. Este é o primeiro ano em que a categoria de adquirência é incluída e o PagSeguro foi destaque na faixa de renda familiar entre 5 a 10 salários mínimos (14%), sendo a empresa mais lembrada por eles.

Para conhecer mais resultados do PagBank PagSeguro nos 9M22 e no 3T22, clique aqui.

Total
0
Shares
Anterior
Warren oferece hub de produtos para corretores de seguros
Warren oferece hub de produtos para corretores de seguros / Foto: Anna Shvets / Pexels

Warren oferece hub de produtos para corretores de seguros

Dando acesso a produtos das seguradoras SulAmérica, Icatu, Prudential, MetlLife,

Próximo
Clima de Copa do Mundo chega na MAG Seguros
Clima de Copa do Mundo chega na MAG Seguros / Foto: Pixabay

Clima de Copa do Mundo chega na MAG Seguros

Veja também