Europ Assistance Brasil

Para 49% dos gestores, um dos principais desafios da comunicação interna é transmitir a estratégia e cultura da organização

Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa da Progic / Foto: Divulgação
Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa da Progic / Foto: Divulgação

Empresa líder em TV Corporativa no Brasil, Progic explica como as efeméride do mês de junho podem contribuir com a comunicação interna das empresas

De acordo com uma pesquisa feita pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), para 49% dos gestores, um dos principais desafios de comunicação interna nas empresas é o de comunicar a estratégia e a cultura da corporação. Nesse cenário, comemorações e efemérides do mês de junho, podem ser uma ótima solução  para esse impasse, com propostas criativas e inovadoras de comunicação.

“Comunicar a estratégia e cultura da empresa é essencial para qualquer time de comunicação interna. Para que isso seja possível, é importante elaborar conteúdos alinhados com os objetivos da corporação e que conversem diretamente com os interesses dos colaboradores. Nesse caso, utilizar efemérides, que protagonizam alguns debates importantes, pode ser a solução para comunicar cultura aos funcionários”, afirma Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil.

Pensando em manter os colaboradores alinhados com a cultura e estratégias da organização, a especialista separou as 6 principais datas comemorativas de conscientização do mês de junho. Confira!

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

No dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +. Falar sobre essa causa nas empresas é importante para discutir políticas e ações necessárias para proporcionar direitos, oportunidades e ambientes de trabalho saudáveis para as pessoas que fazem parte da comunidade.

A inclusão da diversidade nas empresas, como um todo, é um assunto sério e de extrema importância, por isso, é necessário planejamento, estratégia e na maioria das vezes profissionais especialistas no assunto para liderarem esses projetos. Além das estratégias e objetivos mais globais, as ações de comunicação e endomarketing também são ótimas iniciativas para promover a reflexão, incentivar novos hábitos e mudanças dentro da organização.

Festas Juninas

As festas juninas percorrem o mês de junho, boa parte do mês de julho e são realizadas no Brasil inteiro, cada região com suas peculiaridades. Já virou cultura em muitas empresas realizar um arraiá entre os colaboradores, com o objetivo de integrar, reconhecer e melhorar o relacionamento entre todos.

Mas além da festança, diversas outras ações de endomarketing podem ser realizadas dentro da temática e com elas, divertir e engajar os colaboradores com os objetivos da organização.

Junho Verde

A campanha Junho Verde foi criada com o objetivo de promover uma abordagem mais abrangente e prolongada em relação às questões ambientais durante todo o decorrer do mês.  Está diretamente ligada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, que foi criado pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar e mobilizar pessoas e comunidades em todo o mundo em prol do meio ambiente.

O Junho Verde marca um momento de reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da necessidade de adotar práticas sustentáveis em nosso cotidiano.

Junho Vermelho

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e, por isso, esse foi o mês escolhido para trabalhar essa campanha tão importante:  o Junho Vermelho. Criada em 2015, pelo Ministério da Saúde, essa ação tem o objetivo de incentivar a solidariedade das pessoas através da doação de sangue.

Dia dos Namorados

No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. Apesar de não ser uma data tão comum de ser celebrada em uma empresa, oferece a possibilidade de integrar os colaboradores em uma ação colaborativa.

Semana do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o intuito de expandir as discussões acerca desta data, criou-se através do decreto nº 86.028 a Semana do Meio Ambiente. Ela ocorre sempre na primeira semana do mês de junho e nos relembra da importância da conscientização e reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.

Total
0
Shares
Anterior
weme promove evento gratuito para compartilhar experiências em Patient Experience
weme promove evento gratuito para compartilhar experiências em Patient Experience / Foto: Divulgação

weme promove evento gratuito para compartilhar experiências em Patient Experience

Encontro discutirá sobre o uso da tecnologia para otimizar a jornada do paciente

Próximo
Carteira de Identidade Nacional ganha prêmio internacional
Carteira de Identidade Nacional ganha prêmio internacional / Foto: Divulgação

Carteira de Identidade Nacional ganha prêmio internacional

A CIN foi considerada o melhor documento de identificação da América Latina no

Veja também