Para ABcripto, consultas públicas sobre ativos virtuais marcam avanço do setor

Mercado Bitcoin pagará R$ 18 milhões em tokens do Santos Futebol Clube / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Bacen, CVM e Receita Federal abriram um importante espaço de contribuição da sociedade e do mercado para promover um mercado mais amplo, juridicamente seguro e eficiente

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) saúda a iniciativa do Banco Central em abrir, nesta sexta-feira (08), duas consultas públicas para regulamentar o mercado de ativos virtuais, marcando um avanço significativo no estímulo ao diálogo democrático sobre o setor no país. Essa iniciativa se soma a outras importantes ações recentes, como as da Receita Federal e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“A ABcripto, assim como em iniciativas anteriores, participará ativamente dessas consultas e pretende apresentar, dentro do prazo estipulado pelas autoridades, suas respostas e considerações que representam o mercado brasileiro e seus associados”, destaca o CEO da entidade, Bernardo Srur.

A consulta pública nº 109 trata da regulamentação dos serviços de ativos virtuais previstos no artigo 5º da Lei 14.478, detalhando o funcionamento das sociedades autorizadas pelo BC e as tarifas aplicáveis. As novas regras propõem a criação de três modalidades de prestadoras de serviços: intermediárias de ativos virtuais, custodiantes e corretoras, cada uma com obrigações de governança e requisitos mínimos de capital e patrimônio líquido. Já a consulta nº 110 aborda o processo de autorizações dessas sociedades.

Paralelamente, a Receita Federal anunciou, nesta quinta-feira (7), a abertura de uma consulta pública para atualizar a Instrução Normativa 1.888, que regula a declaração de criptoativos, com a nova regra apelidada de DeCripto. Além disso, a CVM está se preparando para lançar uma consulta pública sobre a reforma da Resolução 88, que regula ofertas de crowdfunding e aborda a tokenização de ativos de dívida.

“Sabemos que a construção regulatória prevista para este ano ainda não terminou, e outras consultas públicas, como as da CVM, ainda estão por vir. Por isso, o evento Criptorama 2024, promovido pela ABcripto e que vai reunir os grandes nomes do mercado nos próximos dias 19 e 20 de novembro, será um espaço essencial para discutir os rumos da criptoeconomia”, reforça Srur, que completa: “A associação incentiva a participação do setor nas consultas, para fortalecer um ambiente de colaboração e construção conjunta essencial para o futuro dos criptoativos e ativos digitais no Brasil”.

Total
0
Shares
Anterior
Apex América acelera expansão no mercado brasileiro e fortalece presença no setor de seguros
Cristián Sepúlveda, CEO da Apex América Brasil / Foto: Mauro Stanichesk

Apex América acelera expansão no mercado brasileiro e fortalece presença no setor de seguros

Apex América atua com grandes players do setor, oferecendo suporte em diversas

Próximo
Natal de SP terá mais de 350 Papais Noéis em 2024
Natal de SP terá mais de 350 Papais Noéis em 2024 / Divulgação

Natal de SP terá mais de 350 Papais Noéis em 2024

Levantamento da plataforma SP Crianças, parceira da Setur-SP, revela onde

Veja também