Europ Assistance Brasil

Parceria oferece oportunidade prática a estudantes e caminhos para o emprego

Executivo da MAG Seguros participa do curso de Gestão de Riscos em Seguros de Vida, Previdência e Saúde oferecido pela FECAP / Foto: The Climate Reality Project / Unsplash Images
Foto: The Climate Reality Project / Unsplash Images

Colaboração entre o programa De Criança Para Criança e a Ânima Educação permite que universitários apliquem a metodologia Criando Juntos

Uma parceria entre o programa De Criança Para Criança (DCPC) e a Ânima Educação, uma organização que busca criar uma rede nacional de instituições de ensino meritocráticas, oferece a estudantes a chance de conectar a teoria acadêmica ao mundo profissional por meio da metodologia Criando Juntos. Nesse modelo, os alunos criam histórias que são transformadas em desenhos animados no Studio DCPC. No segundo semestre de 2024, a colaboração lançará Unidades Curriculares Duais, permitindo que os estudantes aprendam na universidade e apliquem seus conhecimentos em atividades práticas com empresas parceiras, gerando oportunidades de trabalho.

Denominado Programa Dual Criando Juntos, a iniciativa conta com a colaboração de mais de 120 estudantes de Pedagogia e Letras, além de 30 de Design, de universidades em São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais. Segundo Vitor Azambuja, sócio do DCPC, a parceria proporciona aos universitários a possibilidade de vivenciar a alfabetização e o letramento de crianças utilizando linguagens e mídias digitais. “É algo inédito. Quando um conteúdo gerado na sala de aula oferece oportunidade de trabalho para outros estudantes ou profissionais fora desse ambiente? Para uma metodologia ativa, isso é realmente inovador e em grande escala”, ressalta.

Assim, alunos de Pedagogia e Letras orientam estudantes de escolas na criação de histórias e personagens, aplicando conceitos teóricos de alfabetização em um ambiente escolar real. Simultaneamente, os estudantes de Design animam esses conteúdos, desenvolvendo suas competências técnicas e criativas. Essa colaboração também permite que os professores se atualizem sobre as práticas mais recentes do mercado e as tecnologias educacionais. O resultado é uma série de vídeos que servem tanto como recursos pedagógicos quanto como ferramentas de trabalho.

“Conseguimos movimentar a criatividade da sala de aula para a faculdade. É o primeiro contato que os alunos têm com seu próprio trabalho criativo no ambiente universitário, e eles ainda podem ganhar dinheiro trabalhando com o Studio DCPC. As crianças aprendem em sala de aula, e o material produzido por elas é levado para a universidade, onde se transforma em conteúdo para o consumidor final, que são os próprios alunos que criaram. Além disso, é o primeiro contato que os estudantes de Design de Animação têm com o mercado de trabalho”, conclui Azambuja.

Total
0
Shares
Anterior
Uinvex e B3 inauguram plataforma tecnológica que democratiza investimentos no Brasil
Uinvex e B3 inauguram plataforma tecnológica que democratiza investimentos no Brasil / Foto: Divulgação

Uinvex e B3 inauguram plataforma tecnológica que democratiza investimentos no Brasil

A Uinvex, plataforma de investimentos regulada pela Comissão de Valores

Próximo
Prestex: na logística emergencial cada segundo conta, na saúde mental também
Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental / Foto: Ron Lach / Pexels

Prestex: na logística emergencial cada segundo conta, na saúde mental também

No Brasil, a maioria dos colaboradores consideram o bem-estar tão importante

Veja também