Foco da proposta está na tokenização da moeda brasileira
O Banco Central anunciou hoje as 14 propostas de instituições selecionadas para participarem do Piloto do Real Digital, fase de teste do processo de digitalização que analisará soluções e aplicabilidade para a operação da moeda virtual brasileira.
A proposta da XP com o apoio da Visa foi aceita e fará parte da concepção da versão digital da moeda física do Brasil. O foco dessa proposta está na tokenização da moeda (geração de chaves eletrônicas que registram de forma clara e imutável as informações digitais de uma transação, com foco na segurança ao usuário) e para gerenciar os depósitos bancários e ativos financeiros que as empresas XP intermedeiam, emitem e/ou distribuem. A solução foca na segurança e privacidade das transações nesta fase, e futuramente possibilitará a interoperabilidade entre sistemas bancários, nacionais e internacionais, fazendo com que as transações aconteçam de forma ágil e segura.
Para a definição das propostas, o Banco Central avaliou a ampla variedade de casos de usos da futura moeda digital aos arranjos institucionais em vigor no país e as tecnologias disponíveis para sua implementação.
“Participar do projeto piloto do Real Digital é fundamental para a nós, pois precisamos nos preparar para um futuro próximo e contribuir com inovações que transformem a vida das pessoas. Entendemos que o Real Digital já é uma realidade e possui muito potencial, se bem desenvolvido. Como líder de mercado, é essencial que a XP participe desde as conversas preliminares até a elaboração das soluções finais”, diz Lucas Rabechini, diretor de Produtos Financeiros da XP Inc.
“Temos ao nosso lado a Visa, que nos dará suporte com toda a infraestrutura tecnológica de blockchain e tokenização, fundamentais para uma iniciativa tão inovadora. Estamos animados para iniciar os testes e auxiliar no desenvolvimento do projeto”, acrescenta Rabechini.
“Estamos felizes que a proposta da XP com o apoio da Visa foi considerada para essa nova fase do projeto piloto do Real Digital. Isso nos mostra que a Visa está no caminho certo contribuindo para democratização do acesso às novas tecnologias por meio da moeda digital oficial do Brasil, sendo um parceiro fundamental na concretização e na construção da digitalização do sistema financeiro do país”, comenta Eduardo Abreu, vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil.