MAPFRE

Parcerias público-privadas na transferência de riscos são destaque no 2º Fórum IRB(P&D)

Esteves Colnago, Anderson Caputo Silva, João Geo e Fábio da Silva
Esteves Colnago, Anderson Caputo Silva, João Geo e Fábio da Silva

Painel contou com a participação de representantes do BID, do Banco Mundial, da CNseg e da Pottencial

O primeiro painel do 2º Fórum IRB(P&D), que acontece nesta quarta-feira (06/08), no Rio, abriu espaço para as oportunidades e os desafios das parcerias público-privadas na gestão e transferência de riscos. Anderson Caputo Silva, chefe de Conectividade, Mercados e Finanças do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Fábio da Silva, do Banco Mundial; e João Geo, CEO da Pottencial Seguradora, falaram sobre o tema, sob a mediação Esteves Colnago, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Colnago introduziu o tema propondo aos debatedores a abordagem de desafios para que países promovam projetos importantes para a infraestrutura. “Quando a gente fala de parceria, a gente não deve ficar restrito às concessões, tem também as parcerias público-privadas, que se diferenciam da concessão, porque há uma necessidade de uma complementação por parte dos governos para viabilizar os projetos; você tem obras públicas, serviços e políticas públicas de uma forma geral, que demandam essa parceria com o setor privado e com o setor segurador”, explicou.

Anderson Caputo destacou as mudanças que estão acontecendo na relação com os organismos multilaterais, entre elas, a de sair do papel de catalisador e atuar como uma instituição que possa trazer financiamentos do setor privado: “O que multilateral traz é esse casamento entre a parte técnica, que a gente pode contribuir, com a parte financeira. Nessa ideia de trazer recursos, a gente está menos no empréstimo direto e mais na parte de garantias”.

Fábio da Silva, que trabalha há 30 anos em mercados de capitais e investimento, discorreu sobre os produtos financeiros do Banco Mundial para o mercado de seguros. Ele mostrou exemplos de atuação do banco em grandes eventos climáticos internacionais, como no Chile, Filipinas e Uruguai, reforçando a necessidade de incrementar as parcerias com seguradoras privadas. “Os indivíduos e as empresas estão mais e mais desenvolvendo essa cultura de entender e gerenciar risco, então a demanda vai continuar subindo, e pra gente é fundamental ampliar esse esforço de trabalhar em conjunto”, disse.

Em seguida, João Geo, CEO da Pottencial Seguradora, falou sobre a importância de um debate com os organismos internacionais e demais atores para desenhar e afinar parcerias. “Temos que sair daqui hoje com uma parceria banco-seguradora-resseguro”, resumiu Geo, destacando que os especialistas presentes no Fórum podem contribuir muito para o aprimoramento destas parcerias. “Parabéns ao IRB(Re) pela iniciativa, precisamos estar perto do mercado, conversando com o mercado, para que possamos desenvolver produtos, entender as necessidades e resolver os problemas que precisamos”, finalizou.

Com o tema “Transferência de riscos: estratégias e inovações”, o evento é promovido pelo IRB(P&D), área do IRB(Re) com dedicação exclusiva à pesquisa e ao desenvolvimento, e tem apoio da CNseg. Entre os convidados, representantes do mercado de seguros e resseguros, do setor público e especialistas do Brasil e do exterior.

Total
0
Shares
Anterior
Com mais de 2 mil inscritos, Porto encerra as inscrições para a seletiva da primeira turma do programa Corretor Influenciador
Foto por: MART PRODUCTION/ Pexels

Com mais de 2 mil inscritos, Porto encerra as inscrições para a seletiva da primeira turma do programa Corretor Influenciador

Programa faz parte da Porto AcademIA e prepara corretores para reforçar presença

Próximo
EQI registra crescimento de 35,4% em receita bruta e anuncia nova identidade visual em rebranding estratégico

EQI registra crescimento de 35,4% em receita bruta e anuncia nova identidade visual em rebranding estratégico

Corretora também reporta crescimento de 36% em ativos sob custódia e reforça

Veja também