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Passe longe dos erros do The Office: 4 dicas de contratação para não levar sua empresa a uma crise

Passe longe dos erros do The Office: 4 dicas de contratação para não levar sua empresa a uma crise / Foto: Campaign Creators / Unsplash Images
Foto: Campaign Creators / Unsplash Images

84, 1% das empresas no Brasil têm dificuldades na hora de selecionar candidatos

Escolher os funcionários para a empresa pode ser uma tarefa desafiadora. Segundo um levantamento realizado pela empresa de soluções para recursos humanos Infojobs, 84,1% das empresas revelaram ter mais dificuldade para contratar profissionais agora do que nos anos anteriores à pandemia.

Na série de comédia The Office, que retrata a vida dos funcionários da empresa Dunder Mifflin, temos um bom exemplo de uma contratação equivocada com o personagem Ryan Howard, que é inicialmente contratado como estagiário. Ao longo da série, Ryan demonstra incompetência em suas funções, tomando decisões ruins que prejudicam a empresa, além de apresentar um comportamento antiético, falsificando relatórios de vendas e manipulando números para melhorar sua imagem.

Para Matheus Marcondes, especialista em marketing e CEO da Smile University, escolher um bom time é fundamental para o funcionamento de um negócio. “Se a sua empresa tem todas as chances de crescer, você precisa investir em um bom time. Senão as possibilidades de crescimento da empresa acabam”, adverte.

O especialista elencou quatro atitudes cruciais na hora da contratação para não passar pelas mesmas situações que a série The Office exibiu.

  1. Estabeleça o perfil Ideal de acordo com a vaga

Cada posição de uma empresa desempenha um papel específico e demanda habilidades e características particulares. Portanto, criar uma descrição do cargo e o perfil ideal para cada posição é essencial para garantir que sua equipe seja a mais adequada possível para atender às necessidades dos clientes e manter o crescimento e desenvolvimento do negócio.

  1. Seja claro ao redigir o job description, focando nos detalhes

Ao criar a descrição de cargo, é crucial ser minucioso e transparente quanto às responsabilidades, qualificações necessárias e expectativas para o candidato. Isso não apenas atrairá candidatos mais adequados para a vaga, mas também evitará contratações equivocadas que podem resultar em altos custos de treinamento e rotatividade de funcionários. A clareza na comunicação desde o início economiza tempo e recursos preciosos, contribuindo para a saúde financeira de sua empresa a longo prazo.

  1. Faça um mapeamento de competências para o cargo

Um dos aspectos fundamentais da gestão de recursos humanos é a avaliação de competências dos candidatos para um determinado cargo. Fazer um mapeamento de competências é uma estratégia crucial para identificar as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para que um funcionário seja bem-sucedido em sua função. Esse processo vai muito além de uma simples lista de requisitos – é uma ferramenta valiosa para entender a motivação, empatia e capacidade de trabalho em equipe de um candidato.

  1. Faça as perguntas corretas durante a entrevista

Durante o processo de entrevista, é fundamental formular questões que avaliem não apenas as habilidades técnicas dos candidatos, mas também sua adequação à cultura da empresa e sua capacidade de se adaptar aos desafios específicos do cargo. Fazer as perguntas certas ajuda a identificar candidatos que não apenas atendem aos requisitos da posição, mas também têm a motivação e o potencial para contribuir de forma significativa para o sucesso da empresa, reduzindo assim o risco de contratações que possam se traduzir em custos extras ou baixo desempenho no futuro.

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