Cerca de 87% das pessoas que trabalham na companhia se engajaram para responder voluntariamente ao levantamento; Alto índice de participação permite à consultoria avaliar os resultados que são um “retrato fiel” da percepção da equipe sobre as práticas de gestão da seguradora
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, recebeu pelo quarto ano consecutivo, a certificação que a classifica entre as Melhores Empresas para Trabalhar, conforme levantamento da consultoria Great Place To Work (GPTW).
A certificação, baseada em uma pesquisa sigilosa e independente, reflete a percepção das pessoas sobre diversos aspectos do ambiente de trabalho, incluindo clima organizacional, remuneração e benefícios, transparência na gestão e orgulho de pertencer à empresa. Neste ano, a pesquisa contou com a participação de 87% das pessoas que trabalham na Sompo, demonstrando o engajamento e a confiança da equipe no ambiente de trabalho proporcionado pela empresa.
“Estamos honrados em ser reconhecidos pelo quarto ano consecutivo como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pela GPTW. Este resultado é reflexo do nosso compromisso em promover um ambiente inclusivo, saudável e de desenvolvimento contínuo para nossa equipe”, considera Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo. “Outro ponto relevante a ser comemorado é que, como a participação é voluntária, o alto índice de engajamento que alcançamos faz com que tenhamos um ‘retrato fiel’ da percepção das pessoas, o que nos contribui para que possamos avaliar os resultados e encontrar oportunidades para melhorar ainda mais. É nesse processo de aprimoramento contínuo e comunicação assertiva que consolidamos a nossa Cultura, que é o fundamento básico que norteia nossas estratégicas e tem contribuído para a Sompo superar expectativas e alcançar resultados relevantes nos negócios nos anos recentes”, avalia o executivo.
Um exemplo disso foi a implementação das estratégias que levaram a companhia a ter foco dedicado nos segmentos de Seguros Corporativos e de Agronegócio, a partir de setembro de 2023. A comunicação transparente com a equipe foi essencial para a colocar em prática os planos de negócios nesse novo momento. Isso contribuiu para a Sompo alcançar R$ 2,26 bilhões em Prêmios Emitidos em Seguros Corporativos e de Agronegócio em 2023, o que representa um crescimento de 15,3% frente aos R$ 1,96 bilhão registrados no ano anterior.
Reconhecimento
Além da certificação, desde que começou a participar do levantamento, os resultados alcançados com as políticas e práticas de gestão e bem-estar de pessoas da Sompo foram destaque em diferentes modalidades. Em 2021, a seguradora foi o Destaque GPTW Gestão Saudável, que reconhece as empresas com boas práticas voltadas à saúde física, mental e emocional dos colaboradores. Também ficou entre as sete seguradoras selecionadas entre as Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW – Instituição Financeira 2023, que estabelece o ranking entre Bancos, Cooperativas de Crédito, Financeiras, Seguradoras e Serviços Financeiros. Já em março de 2024, a Sompo foi anunciada uma das sete empresas de Destaque na área de Saúde Emocional, dentre todas as empresas certificadas em 2023. Além disso, a seguradora ficou entre as 20 empresas de Grande Porte premiadas na categoria Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023 num levantamento que analisou as práticas de cerca de 600 empresas.
“Está no DNA da Sompo o cuidado com as pessoas. Nosso objetivo é criar um ambiente em que todos se sintam valorizados e capazes de alcançar seu potencial máximo. Tudo o que desenvolvemos é pensado para propiciar um ambiente de trabalho adequado, fortalecendo nossa cultura e promovendo um clima organizacional saudável”, afirma Celso Ricardo Mendes, diretor Executivo da Sompo. “Conseguimos isso priorizando as relações mais simples e próximas, o que facilita uma comunicação clara e consistente entre o discurso e a prática. Nesse contexto, as pessoas têm a segurança de assumir o protagonismo de suas carreiras, para trabalhar de forma mais colaborativa e com foco no cliente e, assim, buscar sempre a excelência no que fazem”.
“Nossa estratégia de valorização e cuidado é a base do nosso sucesso como uma das Melhores Empresas para Trabalhar. Estabelecemos uma gestão em que os processos e políticas são sempre revisados e aferidos para acompanharmos a efetividade das ações desenvolvidas e se elas estão cumprindo com os objetivos propostos”, lembra Roberta Caravieri, diretora de RH e Sustentabilidade da Sompo. “Além de oferecer benefícios tangíveis, focamos em iniciativas que promovam o bem-estar mental e emocional de cada indivíduo. Acreditamos que esse investimento vai além do caráter estratégico para promover a satisfação e o engajamento no trabalho. Entendemos que é o correto a se fazer como parte de um compromisso com o desenvolvimento sustentável, integrando nossos valores ao crescimento da companhia e ao impacto positivo na sociedade”, conclui.