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Pequenos varejos prosperam em meio aos juros altos

Francisco Pereira, CEO da Trademaster / Foto: Divulgação
Francisco Pereira, CEO da Trademaster / Foto: Divulgação

Donos de serralheria e supermercado contam como a oferta de mais prazo e limite impulsionaram o crescimento de seus negócios

Empreender envolve muitos desafios, em especial em um país com juros altos, como na economia brasileira, com a Selic acima dos dois dígitos. Mesmo em cenário adverso, alguns comércios sobrevivem e prosperam. Foi o que aconteceu com a serralheria de José Geraldo, morador de Pilar, cidade a 30 km de Maceió, em Alagoas.

Com dificuldade em acessar linhas de crédito em meios tradicionais, ele precisava de recursos para ampliar o negócio. O produto com mais saída do seu comércio eram as cantoneiras, mas a falta de recursos impedia investir mais em estoque. “Sempre precisava pagar à vista para uma nova liberação ser concedida, o que me impedia de prosperar, já que não conseguia aumentar a quantidade dos pedidos”, conta o empreendedor.

Em 2017, ele passou a comprar mercadorias da Gerdau, maior produtora brasileira de aço, por meio dos serviços de pagamento e crédito oferecidos pela Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores ao varejo, Um dos compromissos da Gerdau é de proporcionar condições facilitadas de pagamento para seus clientes com a finalidade de empoderar o pequeno e médio empreendedor. Com a mudança, José Geraldo passou a abastecer seu negócio com maior recorrência, comprando com mais prazo e limite de crédito. O resultado foi uma melhora do fluxo de caixa e crescimento de 70% nos últimos anos.

“Hoje tenho a confiança em aceitar uma encomenda grande porque sei que terei crédito pré-aprovado e mais tempo para pagar. Antes eu precisava juntar dinheiro por um mês para poder voltar a comprar, agora peço mercadoria a cada 15 dias. Dos clientes que atendo, 95% não pagam à vista, então no final do dia poder comprar a mercadoria parcelada é bom para o cliente e também para mim”, analisa.

A Trademaster tem contribuído para uma melhora significativa de indicadores importantes de seus parceiros, como aumento do ticket médio e da rentabilidade e diminuição da inadimplência, fortalecendo o varejo com mais fôlego para abastecer a loja, e conseguir atender melhor o consumidor final. Com mais de 200 indústrias e distribuidores conveniados e mais de 1 milhão de varejistas cadastrados na plataforma, a scale-up utiliza IA e machine learning para fornecer inteligência comercial e desenvolver modelos proprietários de crédito, que possibilitam a inclusão do mix correto no PDV, com estratégias de cross sell e up sell.

“Nosso limite de crédito inicial é, em média, 50% maior do que o praticado no mercado. Nada muda na jornada de compra do pequeno varejista com a grande indústria que utiliza os nossos serviços, exceto a facilidade em pagar com mais limite e prazo, ao finalizar o pedido”, garante Francisco Pereira, CEO da Trademaster.

Mais autonomia e menos burocracia

Dono de um supermercado com cinco caixas e 29 funcionários, em Olinda, Pernambuco, Edgar Melo realiza compras pelo menos três vezes ao mês na plataforma e-commerce para pequenos e médios varejistas de vizinhança, Compra Agora, utilizando o serviço de pagamento e crédito da Trademaster. Segundo o empreendedor, a principal vantagem é que não há burocracia e perda de tempo na negociação, pois o limite de crédito ideal e pré-aprovado está disponível e acessível na plataforma.

Edgar estima que cresceu 10% desde que passou a utilizar a novidade. “A demora em adquirir crédito prejudica o abastecimento do mercado. Com essa opção de pagamento e prazo, consigo deixar o dinheiro em caixa e utilizá-lo para manutenção de equipamentos e outras necessidades”.

Seguir fortalecendo a cadeia distribuidora é a meta da Trademaster. “Queremos cada vez mais ser um parceiro estratégico de negócio tanto para as indústrias como para seus clientes que utilizam nossas soluções, potencializando todas as pontas da cadeia de distribuição”, finaliza Francisco Pereira.

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