“Perdi meus documentos longe de casa”; Situação pode ser delicada, mas alguns procedimentos e facilidades ajudam a lidar com a questão
Perder os documentos pode ser uma situação delicada. Entretanto, algumas medidas podem ajudar a diminuir o estresse caso isso aconteça.
Os cuidados começam antes mesmo de sair de casa. Antes de mais nada, verifique se você está em posse de todos os documentos necessários para fazer sua viagem. Alguns exemplos são o passaporte, a carteira de identidade ou carteira de motorista, além dos cartões de créditos, entre outros. Lembre-se: algumas localidades podem solicitar o comprovante de vacinação, como para febre amarela ou contra a Covid-19.
Tenha em mente a necessidade de possuir bolsas e carteiras seguras. Não deixe seus documentos em bolsos ou locais de fácil acesso. Além disso, você pode ter cópias dos documentos e guardá-las no cofre do hotel ou em sua mala.
Digitalizar seus documentos também pode ser útil. Aproveite para utilizar serviços em nuvem, como o Dropbox, o Google Drive ou o iCloud, por exemplo. Algumas localidades, como o Estado de São Paulo, por exemplo, também oferecem a documentação através de aplicativos como o RG Digital. O mesmo vale para a carteira de motorista.
Outro cuidado importante, contudo, envolve evitar a exposição de seus documentos em público. Não deixe suas informações visíveis aos olhos de outras pessoas, evitando chamar a atenção de meliantes ou pessoas com más intenções.
“Perdi meus documentos”, o que fazer?
Caso você se surpreenda e pense “perdi meus documentos”, entretanto, o primeiro procedimento a ser adotado é informar as autoridades competentes sobre o ocorrido. Compareça até a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência. Dependendo do local onde você estiver, o procedimento pode ser realizado pela internet. Essa medida evita maiores problemas, caso alguém utilize suas informações de forma fraudulenta.
Caso esteja no exterior, conte com o suporte da embaixada ou consulado brasileiro. Eles poderão auxiliar na emissão de novos documentos, como o passaporte ou a carteira de identidade.
Não esqueça, ainda, de fazer contato com as empresas onde você possui cadastro. Informe instituições bancárias, operadoras de cartão de crédito ou empresas de telefonia sobre o extravio de seus documentos.
Facilidades
Perder os documentos pode desencadear despesas extras e aumentar o tempo da viagem.
Por isso, conte com o apoio de uma empresa especializada em assistências ao viajante. A Europ Assistance Brasil, por exemplo, está presente em mais de 200 territórios e conta com serviço de auxílio em caso de perda ou roubo de documentos. O suporte da empresa fornece informações sobre como proceder com a polícia local, endereços e telefones de consulados ou embaixadas, além da indicação do número de telefone para cancelamento de cartões de crédito. A empresa pode, ainda, entrar em contato com os familiares, a fim de enviar cópias desses documentos ao segurado.
Aproveite para seguir nas redes sociais (Instagram, LinkedIn e Facebook) e conferir mais conteúdos no YouTube. Acesse o site da Europ Assistance Brasil e saiba mais.