Pesquisa aponta que 1 a cada 6 pessoas já sofreram preconceito no mercado de trabalho

Foto: Christina @ wocintechchat.com/ Unsplash
Foto: Christina @ wocintechchat.com/ Unsplash

Em meio a uma agenda voltada para diversidade, levantamento feito pela Taqe mostra o quanto a discriminação ainda é um problema recorrente nas empresas

Uma pesquisa realizada pela Taqe, plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino, aponta que 18% das pessoas já sofreram algum tipo de preconceito, ou seja, em um grupo de 6 pessoas, pelo menos 1 sofreu discriminação no ambiente de trabalho. Dessas, 27% disseram que já sofreram mais de um tipo de preconceito. A pesquisa contou com a resposta de mais de 9 mil pessoas que estavam ativas na ferramenta nos últimos 3 meses.

O cenário é bem preocupante quando entramos no âmbito do preconceito por raça: 11% das pessoas já sofreram esse tipo de discriminação no ambiente profissional, sendo, 24% das pessoas pretas, 12% indígenas, 7% asiáticos e 5% pardos. 

“Os números são reflexo de um mercado que não compreendeu o valor da diversidade e o papel das empresas no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa. Como uma saída para minimizar o problema e ter um olhar para diversidade, algumas empresas têm optado pela formação de jovens em programas de entrada como aprendizagem, estágio, trainee, buscando maior participação de populações minorizadas em termos de raça, gênero, orientação sexual e situação socioeconômica, por exemplo. Além disso, uma boa metodologia de contratação aliada a tecnologia é outra maneira de diminuir o viés, uma vez que identificam as pessoas que realmente se qualificam para a vaga, sem considerar qualquer fator que possa ser discriminatório. Isso porque apenas os quesitos realmente importantes para aquela posição são analisados”, afirma Ana Correa, Diretora de Produto da Taqe.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Clube da Bolinha (RJ) convida para o jantar de setembro
Da esquerda para direita: O empresário Acir Costa; Ronaldo Vilela, diretor executivo do SindSeg RJ-ES; e Danilo Silveira, diretor executivo da FenSeg, no evento de 70 Anos do Clube da Bolinha do Rio de Janeiro, em agosto de 2023 / Foto: Dalvino Santino / Divulgação

Clube da Bolinha (RJ) convida para o jantar de setembro

Confrades ainda comemoram o sucesso da festa de 70 anos

Próximo
Alta da venda de veículos novos reaquece mercado de seguro automotivo
Quanto custa o seguro para os carros líderes de vendas em 2023? / Foto: Torsten Dettlaff / Pexels

Alta da venda de veículos novos reaquece mercado de seguro automotivo

Emplacamento de veículos cresce 14% no primeiro semestre e impulsiona a

Veja também