45% das empresas pretendem investir em programa formal de educação financeira; flexibilização dos benefícios e adesão ao cartão multibenefícios também ganham força
A Lockton, maior corretora independente do mundo, divulgou os principais resultados da 9ª Pesquisa de Benefícios, que teve participação de mais de 500 empresas de diversos setores. O estudo, realizado entre setembro e novembro de 2024, identificou novas tendências no pacote de benefícios corporativos, incluindo o crescimento expressivo dos programas de educação financeira para colaboradores.
Entre os destaques do levantamento, um ponto chamou a atenção: a preocupação crescente das empresas com a saúde financeira de seus funcionários. Conforme o estudo, 22% das companhias afirmaram investir em iniciativas de educação financeira, um aumento significativo em relação aos últimos três anos, quando apenas 14% delas tinham esta preocupação. Ainda segundo o estudo da Lockton, 45% das empresas pretendem nos próximos dois anos implementar um programa formal de educação financeira.
“Observamos que a instabilidade econômica e a necessidade de planejamento financeiro têm levado mais empresas a oferecer programas estruturados de orientação financeira. Esse benefício vai além da remuneração e impacta diretamente o bem-estar e a produtividade dos colaboradores”, explica Bruno Cerboncini, Líder de Pesquisas da Lockton Brasi e América Latina.
Outras tendências mapeadas
Além da educação financeira, a pesquisa apontou um aumento no número de empresas que flexibilizaram os benefícios tradicionais, permitindo maior personalização para os colaboradores. O levantamento também revelou um crescimento da adesão ao cartão multibenefícios, que possibilita a livre escolha entre diferentes tipos de auxílio, como alimentação, transporte e saúde.
No segmento de previdência complementar, a pesquisa mostrou que 87% das empresas permitem que os funcionários escolham sua faixa de contribuição, indicando uma maior preocupação com o planejamento financeiro de longo prazo.
Outro destaque foi a evolução dos benefícios relacionados ao bem-estar e qualidade de vida, como iniciativas voltadas à saúde mental e física. A prevalência de benefícios ligados a práticas esportivas, como Gympass e TotalPass, manteve sua trajetória de crescimento, alcançando 72% das empresas entrevistadas.
“A pesquisa da Lockton tem se consolidado como um dos principais benchmarks para gestores de RH no Brasil. Nosso compromisso é apoiar as empresas na construção de estratégias de benefícios mais modernas, alinhadas às reais necessidades dos colaboradores e às tendências do mercado”, conclui Eduardo Lucena, Deputy CEO da Lockton Brasil.
Ver essa foto no Instagram