MAPFRE

Pesquisa da Serasa Experian mapeia perfil dos jovens das classes D e E e revela engajamento digital e disciplina financeira

three men and laughing two women walking side by side
Photo by Eliott Reyna on Unsplash

Ferramenta Mosaic da datatech traça o perfil da geração que ingressa no mercado de trabalho e mostra comportamento focado em educação, estabilidade e aspirações tecnológicas

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, levantou, por meio da solução de inteligência de dados Mosaic, o perfil dos jovens brasileiros das classes D e E que integram o mercado de trabalho. A partir do estudo que mapeou toda a população brasileira maior de idade, foram identificados quatro perfis de “Jovens Profissionais e Conectados”. A pesquisa destaca características como engajamento digital, disciplina no uso do crédito e dedicação à qualificação pessoal e profissional. Esses jovens estão presentes em todo o território nacional, abrangendo capitais, regiões metropolitanas, além de cidades do interior e do litoral.

“A inteligência do Mosaic nos permite enxergar um Brasil que muitas vezes não está nos radares das marcas, mas que representa um potencial real e inspirador de consumo consciente, digital e em crescimento. Esses jovens demonstram organização, aspiram crescimento e estão construindo sua trajetória de forma consistente. Para as marcas, compreender esse comportamento é estratégico, pois abre espaço para iniciativas mais assertivas e inclusivas”, afirma a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.

Quatro dimensões da nova geração: Perfis das classes D e E identificados no estudo

Início da Vida Adulta

Esse perfil reúne jovens em início de trajetória profissional, em áreas como comércio, agroflorestal e serviços. Embora tenham score de crédito mais baixo, destacam-se pela responsabilidade: 86% não possuem dívidas vencidas. Têm no celular a principal ferramenta de ascensão, utilizando aplicativos de estudo, plataformas de jogos e conteúdos educacionais que complementam recursos formais. No consumo, priorizam itens essenciais e buscam crescer dentro das próprias comunidades, com baixa mobilidade geográfica.

Jovens Assalariados

Com 67% adimplentes, esses jovens equilibram orçamento apertado com investimentos em dispositivos de maior valor, como smartphones de ponta. Atuam em setores administrativos e de varejo, possuem escolaridade média e utilizam frequentemente aplicativos de capacitação, fidelidade, tecnologia e oportunidades profissionais. O consumo digital e a preferência por pagamentos parcelados refletem planejamento e projeção de evolução.

Nova Geração de Trabalhadores

Inclui assalariados, pequenos produtores e comerciantes. São organizados financeiramente, com 62% adimplentes, e investem em aplicativos de educação, eletrônicos, busca de emprego e soluções voltadas ao MEI. A escolaridade varia, mas o engajamento digital é consistente, com interesse por dispositivos de maior valor e plataformas que ampliem a qualificação profissional ou a renda complementar.

Consciência Financeira na Juventude

Formado por microempreendedores, servidores públicos e profissionais administrativos, esse grupo mantém controle financeiro (59% sem dívidas vencidas) e utiliza aplicativos de estudo, emprego e formalização. Além de estabilidade, busca crescimento e responde bem a programas de educação financeira, microcrédito e plataformas de fidelidade que reconheçam seus esforços e aspirações.

“O uso de dados mostra uma realidade muito mais rica e estratégica dos jovens: estamos falando de consumidores que planejam, priorizam e demonstram uma relação madura com o crédito e o consumo digital. Quando conhecemos melhor esses públicos, conseguimos enxergar oportunidades concretas de conexão, com ofertas mais assertivas, jornadas mais inclusivas e um diálogo que respeita suas metas reais e o que eles já constroem”, reforça Giovana.

Total
0
Shares
Anterior
Seguro de vida vira protagonista no Brasil
Com mais de 24 mil clientes indenizados, DS Beline garante direitos e transforma vidas / Foto: Fauxels

Seguro de vida vira protagonista no Brasil

Com contratação via app, site e time de ajuda, Youse oferece seguro de vida com

Próximo
Conec 2025 sorteará R$ 10 mil pelo Passaporte do Bem
Conec 2025 sorteará R$ 10 mil pelo Passaporte do Bem / Reprodução

Conec 2025 sorteará R$ 10 mil pelo Passaporte do Bem

O Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP) anunciou que os

Veja também