MAWDY

Pesquisa da Ticket revela que 87% dos brasileiros estão mais atentos à alimentação saudável ao escolher uma refeição 

Jean Castro, Diretor de Rede da Ticket / Foto: Divulgação
Jean Castro, Diretor de Rede da Ticket / Foto: Divulgação

Pesquisa Barômetro da Ticket mostra que trabalhadores e restaurantes buscam opções mais equilibradas no cardápio, destacando o papel do vale-alimentação e do PAT na promoção de segurança alimentar e nutrição

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, reforça uma pauta cada vez mais presente na rotina dos brasileiros: a busca por refeições mais saudáveis e equilibradas. Para marcar a data, a Ticket, marca da Edenred Brasil, divulga os resultados da Pesquisa Barômetro 2025, realizada em mais de 15 países, que traz um retrato da relação entre trabalhadores, empresas e restaurantes no tema da alimentação saudável.

De acordo com o estudo, 87,3% dos trabalhadores brasileiros afirmam estar mais atentos à saúde ao escolher uma refeição. A expectativa por opções equilibradas também cresce: 76,4% esperam encontrar alternativas mais saudáveis nos restaurantes, avanço de 2,3 pontos percentuais em relação a 2024.

“A busca por uma alimentação equilibrada deixou de ser apenas um desejo individual e se tornou uma demanda social e corporativa clara. Esse movimento impulsiona uma transformação inevitável no mercado de refeições, em que qualidade e equilíbrio nutricional passam a ser fatores de diferenciação. Por isso, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é essencial para garantir que milhões de trabalhadores brasileiros tenham acesso a refeições equilibradas e saudáveis”, afirma Jean Castro, Diretor de Rede da Ticket”.

Critérios de uma refeição saudável

O levantamento mostra que os brasileiros têm parâmetros bem definidos sobre o que consideram uma oferta saudável de alimentação:

  • Uso de produtos frescos – 95,5%
  • Maior presença de vegetais nos cardápios– 89,3%
  • Identificação clara de opções saudáveis nos menus – 72% (alta de 2,3pp em relação a 2024)
  • Rotulagem nutricional transparente – 70,2%

Ao mesmo tempo, cresce a percepção de que o ambiente corporativo deve apoiar essa jornada: 65,4% dos trabalhadores consideram essencial que suas empresas incentivem escolhas mais nutritivas e sustentáveis.

Restaurantes se adaptam à demanda

Do outro lado do balcão, os estabelecimentos estão atentos a essa tendência. 73,5% dos restaurantes afirmam investir cada vez mais em opções saudáveis, crescimento de 3,3pp em relação a 2024. O movimento já se reflete nos cardápios: mais da metade percebe aumento na procura por porções menores, 41% relatam maior demanda por produtos locais e 15,7% apontam crescimento do interesse por opções veganas.

Além da diversificação de pratos, os restaurantes buscam se diferenciar com treinamentos de equipe, certificações de qualidade e sustentabilidade e novas estratégias de comunicação para atrair consumidores que valorizam hábitos alimentares equilibrados.

Para a Ticket, os dados confirmam que a alimentação saudável não é mais uma moda passageira, mas um comportamento consolidado da sociedade.

“O Dia Mundial da Alimentação reforça a importância de promover escolhas nutritivas e sustentáveis. Consumidores, empresas e restaurantes têm papéis complementares na construção de hábitos mais equilibrados. Além disso, programas como o PAT e o vale-alimentação são essenciais para garantir não só a segurança alimentar, mas também a dignidade dos trabalhadores, contribuindo de maneira decisiva para que milhões de famílias brasileiras tenham acesso à alimentação de qualidade”, conclui Castro.

Como parte do seu compromisso em oferecer a alimentação de qualidade para as pessoas, a Edenred possui uma parceria com o Programa Mundial de Alimentos (WFP) da ONU, através da plataforma de doações ShareTheMeal (“Compartilhe a Refeição”, em português). O Programa, que é a maior organização humanitária do mundo, fornece assistência alimentar a cerca de 100 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o mundo a cada ano e a plataforma auxilia na arrecadação de fundos.

Com presença em 45 países e mais de 60 milhões de usuários, a Edenred mobiliza sua rede global em apoio à iniciativa, com a meta de financiar 100 mil refeições por meio de doações na plataforma. Lançado em 2015, o ShareTheMeal simplifica as doações: com poucos cliques, qualquer pessoa pode contribuir para combater a fome. E, a cada R$ 4,50 doados, uma refeição é destinada a alguém que precisa.

Total
0
Shares
Anterior
AstraZeneca apresentará na COP30 novos dados do sistema de saúde brasileiro sobre impacto climático e doenças crônicas
Universo do Seguro na COP30

AstraZeneca apresentará na COP30 novos dados do sistema de saúde brasileiro sobre impacto climático e doenças crônicas

• AstraZeneca sediará um painel na COP30 em 14 de novembro: “Saúde e

Próximo
CNP Seguros Holding Brasil anuncia Joaquim Cruz como novo Diretor de Produtos e Operações
Joaquim Cruz, Diretor de Produtos e Operações da CNP Seguros Holding Brasil / Foto: Divulgação

CNP Seguros Holding Brasil anuncia Joaquim Cruz como novo Diretor de Produtos e Operações

A CNP Seguros Holding Brasil anunciou a nomeação de Joaquim Cruz como seu novo

Veja também