Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais

Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

Atualmente, muitos blogueiros, tiktokers e youtubers já vivem com renda baseada em seus trabalhos na internet

Com a constante evolução da internet, diversas profissões também acabam se transformando e se renovando a cada dia. Além disso, com o surgimento das redes sociais e adesão das plataformas por milhares de usuários, novas carreiras relacionadas a esse universo foram surgindo ao longo dos últimos anos.

Hoje, blogueiros, tiktokers e youtubers, por exemplo, têm sua renda baseada nos trabalhos realizados na internet. Os conhecidos influenciadores digitais são aquelas pessoas que criam conteúdo para a internet com o intuito de atrair um público que se identifique com os assuntos que aborda ou estilo de vida que segue. E mesmo que exista uma certa glamourização dessas profissões, pela relação com grandes marcas ou pelos famosos “recebidos”, esses são trabalhos que exigem cada vez mais estudo e dedicação por parte dos profissionais.

Mesmo assim, essas atividades podem dividir opiniões, por não seguirem os caminhos convencionais de construção de carreiras no mercado. Para entender a opinião dos brasileiros sobre esse novo cenário, a Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, entrevistou 1000 pessoas de todas as idades e regiões do Brasil, buscando compreender a percepção dos brasileiros sobre as novas possibilidades de trabalho relacionadas à internet.

De forma geral, há uma visão positiva sobre o fenômeno do surgimento dessas profissões, com o entendimento de que elas estão alinhadas com o cenário do mercado de trabalho contemporâneo e com a expansão da internet e das redes sociais. Para 22% dos respondentes da pesquisa, essas são carreiras que estão funcionando no momento atual do mercado; 21% acredita que são carreiras promissoras e que seguirão obtendo espaço; 19% enxerga como carreiras alinhadas com o momento atual, mas que talvez não se mantenham por muito tempo; 19% pensa que novas profissões poderão surgir a partir dessas carreiras, e 14% não vê essas atividades como profissões propriamente ditas.

Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“As opiniões sobre as carreiras que vêm surgindo com o desenvolvimento da internet e das redes sociais ainda se dividem bastante, o que é normal quando uma novidade está emergindo. De qualquer forma, é importante validar e dar espaço para o que é novo, movimento que estamos observando também com o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial, por exemplo. Muitos jovens e crianças já veem nesses trabalhos seus sonhos de carreira, e essas podem ser profissões que seguirão surpreendendo no futuro”, comenta Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo.

Total
0
Shares
Anterior
Black Friday sem armadilhas: confira cinco dicas para lojistas e consumidores
Black Friday sem armadilhas: confira cinco dicas para lojistas e consumidores/ Foto: Unsplash

Black Friday sem armadilhas: confira cinco dicas para lojistas e consumidores

Por ser uma semana tão esperada, muitas lojas se preparam com antecedência para

Próximo
Semantix anuncia os resultados financeiros do Q3 de 2023
Semantix anuncia os resultados financeiros do Q3 de 2023/ Foto: Pexels

Semantix anuncia os resultados financeiros do Q3 de 2023

A margem bruta subiu 14 pontos percentuais, atingindo 62%, e a receita de SaaS

Veja também