Levantamento sobre mobilidade urbana aponta aumento dos deslocamentos motivados por trabalho entre 2017 e 2023
A participação do deslocamento por metrô entre todas as viagens feitas por transporte coletivo aumentou na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Com isso, o metrô manteve-se como o principal meio de transporte coletivo. Somando as viagens de todos os modais coletivos – metrô, trem, ônibus, fretado e escolar -, o transporte metroviário registrou 22,6% de participação nas viagens por modo principal, contra 22,2% de 2017, ano em que foi feita a última pesquisa. Os resultados vêm da Pesquisa Origem e Destino 2023, realizada pelo Metrô e apresentada nesta terça-feira (11).
Apesar da redução de 15,1% no número total de todas as viagens diárias na RMSP pela primeira vez na história (de 42 milhões para 35,6 milhões), em parte por reflexo dos impactos da pandemia, o levantamento reafirma o importante papel do Metrô nos deslocamentos da população metropolitana. O estudo também traz um diagnóstico dos efeitos da Covid-19 nas mudanças da mobilidade urbana, especialmente em três frentes: novas relações de trabalho (teletrabalho, home office, híbrido), reestruturação do ensino (ensino remoto e cursos híbridos) e tecnologia (transporte por aplicativo e compras online).
Outro dado relevante da Pesquisa OD 2023 é o aumento percentual das viagens por motivo de trabalho. Das 35,7 milhões de viagens realizadas na RMSP, 46,2% (18,9 milhões) foram feitas por este motivo em 2023, representando aumento de dois pontos percentuais em relação a 2017. A participação do Metrô nessas viagens também cresceu proporcionalmente: de 61,41% para 70,51%. Os dados indicam que, mesmo diante das mudanças nos padrões de mobilidade, o Metrô segue com seu papel essencial na estruturação da mobilidade urbana.
Dentre os sistemas coletivos, o Metrô também registrou a maior taxa de integração em 2023 (82,1%), seguido pelo trem metropolitano (74,74%). Em 2017, esses números foram ligeiramente superiores: 83,1% e 79,11% respectivamente, mas a manutenção de altas taxas de viagens integradas destaca a política do Governo em investir massivamente na expansão da rede, oferecendo novas possibilidades de deslocamentos rápidos e sustentáveis.
Somente em 2024, essa expansão teve recorde de aporte de recursos pelo governo estadual, com a aplicação de R$ 4,26 bilhões. Atualmente, 34,6 km de linhas estão em construção, sendo 19,3 km liderados pelo Metrô, como as ampliações das linhas 2-Verde e 15-Prata e a implantação da Linha 17-Ouro.