Bradesco Seguros

Pesquisa por seguro de automóvel cai 7,98% em março

Minuto Seguros explica a contratação de seguro para automóvel com mais de 10 anos / Foto: Torsten Dettlaff / Pexels
Foto: Torsten Dettlaff / Pexels

Região Sudeste apresentou o maior recuo, segundo levantamento feito pela Neurotech


A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em março, uma queda de 7,89%, na comparação com o mesmo mês de 2023. Este foi o primeiro recuo do ano atual. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, fevereiro de 2024, a queda alcançou 1,37%.

Por região do país, todas apresentaram queda na comparação anual, sendo a mais significativa na região Sudeste, que teve diminuição de demanda em 11,72%. Centro-oeste (-4,74%), Sul (-3,63%), Norte (-1,68%) e Nordeste (-0,91%) completam o ranking.

Este cenário acompanha as vendas de veículos novos, já que em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e comerciais caiu 5,6%, na comparação com o mesmo período de 2023.

“A princípio, esse recuo não deve ser encarado com muita preocupação pelas seguradoras, pois temos que considerar que o início de 2024 surpreendeu com aumentos de 11% e 18% em janeiro e fevereiro, respectivamente. Portanto, é normal um cenário de vendas mais tímidas nos meses seguintes”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

De acordo com o INDS, no comparativo entre março de 2024 e março de 2023, a queda de demanda foi maior entre os adultos de 40 a 59 anos (-8,66%). Já entre condutores de 25 a 39 anos o recuo foi de -8,09%. 18 a 25 anos (-7,59%) e 60 ou mais (-5,37%). Estas duas últimas foram as únicas que apresentaram crescimento na comparação entre março e fevereiro de 2024: 18 a 25 (+2,79%) e 60+ (+2,93%).

Total
0
Shares
Anterior
Sincor-SP visita Fácil Assist, do Grupo Liberty, dando sequência ao trabalho por melhorias nos serviços de assistência 24 horas
Sincor-SP visita Fácil Assist, do Grupo Liberty, dando sequência ao trabalho por melhorias nos serviços de assistência 24 horas / Divulgação

Sincor-SP visita Fácil Assist, do Grupo Liberty, dando sequência ao trabalho por melhorias nos serviços de assistência 24 horas

Esta foi a segunda empresa a receber a comitiva de corretores de seguros

Próximo
89% dos beneficiários da CELOS recomendam os serviços da Fundação

89% dos beneficiários da CELOS recomendam os serviços da Fundação

Pesquisa que avalia a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras e saúde

Veja também