Resultados da 9ª Rodada do Panorama da Micro e Pequena Indústria
O Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) tem a satisfação de apresentar os resultados da 9ª rodada do Panorama da Micro e Pequena Indústria, conduzida pelo instituto Datafolha, com apuração entre agosto e setembro. Estes dados revelam o desempenho e as expectativas do setor de micro e pequenas indústrias no Brasil.
Satisfação Geral:
O Índice de Satisfação das Micro e Pequenas Indústrias (MPI’s), medido em uma escala de 0 a 200 pontos, oscilou de 127 para 124 pontos em relação ao bimestre anterior. Este declínio foi influenciado pelo desempenho negativo das micro indústrias, que diminuíram de 125 para 121 pontos. No entanto, as pequenas indústrias registraram um aumento, passando de 136 para 141 pontos.
Componentes Desagregados do Índice de Satisfação:
Faturamento: Houve uma queda de 119 para 116 pontos.
Margem de Lucro: Registrou uma queda de 114 para 110 pontos em relação ao bimestre anterior.
A avaliação da situação geral da empresa permaneceu praticamente estável, passando de 147 para 146 pontos entre um bimestre e outro.
Insatisfação:
Entre as pequenas indústrias, a insatisfação com a margem de lucro diminuiu de 23% para 15%, enquanto nas micro indústrias a insatisfação com esse indicador aumentou de 21% para 24%.
Expectativas Futuras:
A expectativa de melhora nos negócios das empresas nos próximos meses permaneceu estável, com uma pequena oscilação de 49% para 47%. O pessimismo cresceu de 8% para 12%, e 39% acreditam que haverá estabilidade.
Investimentos e Inadimplência:
A consulta a empréstimos e financiamentos se manteve em 12% na comparação com o bimestre anterior, abaixo do nível registrado no mesmo período de 2022, que foi de 20%. Um dos destaques positivos desta rodada é a queda na taxa de inadimplência, que caiu de 35% para 29%, alcançando o menor índice do ano.
Contratação e Demissão:
O Índice de Contratação e Demissão das MPI’s permaneceu estável, repetindo os 100 pontos do bimestre anterior. Entre as pequenas indústrias, houve um aumento de 104 para 123 pontos, enquanto nas micro indústrias houve um leve recuo de 99 para 97 pontos.
Nos próximos meses, 34% das micro e pequenas indústrias brasileiras têm a intenção de abrir novas vagas de trabalho, com destaque para as pequenas, que registram 57% de intenção, em comparação com 35% nas micro indústrias.
Um aspecto importante a destacar é que 21% das empresas possuem vagas de emprego abertas que não conseguem preencher, sendo mais prevalente nas pequenas indústrias (31%) em comparação com as micro indústrias (20%). Independentemente de terem vagas abertas, a capacitação ou qualidade da mão de obra disponível é apontada por 56% como o principal obstáculo na contratação de novos funcionários.
Para obter mais informações, comentários ou entrevistas, estamos à disposição para esclarecer os dados. O presidente do Simpi, Joseph Couri, está disponível para comentários e entrevistas adicionais sobre os resultados desta pesquisa.
Para contato com o presidente Joseph Couri, favor entrar em contato com nossa assessoria de imprensa.
Sobre a pesquisa
Pesquisa encomendada pelo SIMPI e realizada pela Datafolha, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, mostra a situação real da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 11 e 31 de setembro de 2023, foram realizadas 707 entrevistas.