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“Pessoas fazem a diferença”, diz Arley Boullosa ao celebrar os 11 anos da MOBY Seguros

Arley Boullosa, fundador da Kuantta Consultoria / Divulgação
Arley Boullosa, fundador da Kuantta Consultoria / Divulgação

Executivo compartilha desafios da transição profissional e da criação da empresa

No mês de março, a MOBY Seguros completa 11 anos de trajetória. Com milhares de clientes em todo o Brasil e destaque na performance digital, a corretora foi fundada pelo executivo Arley Boullosa, que conta com as sócias Liliane Barros e Kamila Alves, além de um time altamente capacitado para tocar as operações da empresa.

“Estamos muito felizes com os 11 anos da MOBY porque temos certeza de ter feito o melhor que poderíamos ter feito. De 2015 para cá, enfrentamos diversas crises e nunca admitimos não crescer porque sempre tivemos claro que uma empresa existe para crescer, gerar resultados, empregos e lucros”, pondera Arley ao explicar que se considera um mentor das sócias Liliane e Kamila. “Elas começaram comigo muito novas em idade e no mercado. Pude influenciar de alguma forma”, completa.

Arley Boullosa afirma que atualmente possui o melhor time que já teve em 31 anos de mercado. “Sempre soube que pessoas é que fazem a diferença. A missão sempre foi construir um time forte para esse time construir a empresa. É isso que fizemos em 11 anos e vamos continuar fazendo”, acrescenta.

Transição profissional

Arley trabalhou por vinte anos em seguradoras ou na prestação de serviços para elas. “No que chamo de primeira fase eu era subscritor de Grandes Riscos e consegui pular o muro para a área Comercial, onde fiquei por um total de doze anos nas duas funções”, lembra. “Na minha segunda fase, tive a oportunidade de me tornar sócio de uma assessoria exclusiva (um tipo de franquia) da seguradora que eu era gerente coordenador”, revela.

Assim, Arley deu seu grande salto profissional, deixando de ser funcionário para ser empresário em um negócio que já existia. “Depois de cinco anos, o banco que administrava essa seguradora foi vendido e eu percebi que tinha de me mexer rápido porque aquele negócio ali iria acabar. Fiz diversos contatos e consegui negociar uma assessoria exclusiva para atender corretores para uma seguradora multinacional por dois anos”, menciona ao citar que foi em São Paulo realizar a assinatura do contrato para abrir a unidade de atendimento no Rio de Janeiro. “O contrato era por dois anos e depois de um ano e meio comecei a pensar na nova empreitada”, segue o executivo.

Foi assim, em uma das conversas, que uma funcionária de sua operação (que estava perto do fim) questionou Arley se ele já havia pensado na possibilidade de abrir uma corretora de seguros. “Continuamos conversado e hoje ela é minha sócia. Fundou a corretora comigo quando fechei a assessoria da seguradora. A Liliane, que foi minha funcionária lá atrás, foi quem plantou a semente de empreender como corretor e não voltar para uma seguradora ou correr atrás de uma outra assessoria”, explica.

Desafios

O primeiro desafio da MOBY Seguros, segundo Arley, foi no início de 2012. “Tínhamos zero de produção e apenas um plano de negócio. Precisamos convencer as seguradoras que aquela corretora ali seria diferente. Que poderiam acreditar e confiar”, contextualiza. “Você, quando começa como corretor, sem produção, não tem muito valor. Mas tínhamos consistência. Sabíamos o que estávamos falando e tínhamos convicção que o nosso modelo de negócio funcionária”, diz.

Arley Boullosa destaca que a primeira fase foi de muito teste e estudo. “Testamos outros negócios que estavam funcionando de forma parecida com o que imaginamos, estudamos alguns lá fora e sabíamos quais os erros e acertos estavam cometendo. Por mais que a produção ainda fosse zero, tínhamos muito forte o que queríamos construir, com que cultura e onde queríamos chegar”, declara.

A importância das pessoas

O executivo demonstra que a MOBY gosta de profissionais que se encaixam na cultura e na filosofia da empresa. “Gostamos de pessoas que tenham a nossa cara, que entendam que a MOBY é completamente diferente de qualquer outra corretora”, cita ao destacar que o time da empresa tem com total liberdade para trabalhar e até para tomar decisões.

Qualificamos, treinamos e confiamos na nossa equipe. Acreditamos que quem trabalha mais e entrega mais resultados para a empresa deve ser melhor remunerado. Adoramos pagar muito. Quanto mais pagamos, mais está entrando e ficando para a empresa”, argumenta Arley. “Quem não realiza vai embora. Quem não adota a nossa cultura vai embora. Queremos gente boa e feliz. Tomamos decisões juntos e acreditamos que é possível ter um local de trabalho agradável, onde todos se ajudam e com muita responsabilidade”, complementa.

Planejamento e performance no ambiente digital

Para Arley, um dos segredos para o sucesso da MOBY Seguros é o foco em suas especialidades. “No mundo dos negócios você ser pequeno não ajuda. Nosso planejamento era começar por um produto difícil, que foi o Automóvel e investir na captação de clientes na internet utilizando tráfego pago para ganhar musculatura o mais rápido possível”, compartilha. “Se tivéssemos focado em três ou quatro produtos, com certeza não teríamos o mesmo sucesso. Queremos ser muito bons naquilo que fazemos e isso foi o que nos fez chegar até aqui”.

O fundador da MOBY Seguros conta que após os sete primeiros anos da empresa aconteceu a chegada de Kamila Alves como sócia e, consequentemente, o início da atuação no ramo Saúde. “Isso aconteceu depois de sete anos centrando fogo no Seguro de Automóvel e construindo uma carteira sólida, que nos desse estrutura e dinheiro para investirmos em outro produto”, recorda.

O foco no Automóvel e em Saúde, entretanto, não quer dizer que a corretora recusa o atendimento de outras demandas dos clientes. “Não vamos prospectar na internet clientes para Residencial, Viagem, Vida e outros, mas se o cliente nos procura, temos colaboradores capacitados para alguns produtos e corretores parceiros para outros. Mas quando decidimos, como eu falo, ‘colocar outro produto na esteira’, aí a brincadeira fica séria. É para vender e fazer volume”, aponta.

Outro ponto relevante apresentado por Arley é que a MOBY Seguros prepara a estrutura de uma área de Business Intelligence (BI). “Acreditamos que com o tratamento mais adequado dos dados e extração de informações das nossas bases de clientes de Automóvel e Saúde, teremos decisões estratégicas muito mais assertivas. Queremos chegar ao ponto de saber em que cidade de Minas Gerais devemos investir mais no Google Ads porque vale a pena aparecer nas buscas lá em função do nosso índice de conversão de leads em clientes”, sustenta.

Melhor fase da vida

Arley Boullosa expõe que está na melhor fase de sua vida, aos 51 anos. “Tenho uma empresa que me dá orgulho e sinto prazer de estar lá. Somos respeitados pelas seguradoras e pelos corretores. Construímos um ecossistema de grandes parceiros ao longo desses 11 anos de trajetória, que nos fazem evoluir e crescer”, finaliza.

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