Pesquisa Grand View Research aponta que cuidados com os pets devem movimentar US$ 236,16 bilhões até 2030 em todo o mundo
A presença de pets na família brasileira tem sido cada vez mais relevante nos últimos anos. Seja em casas ou apartamentos, o crescimento da quantidade de animais de estimação tem aumentado significativamente. Os pets trazem diversos benefícios para a vida dos brasileiros, sendo uma ótima companhia e oferecendo diversas vantagens para a saúde mental e física.
Os primeiros benefícios oferecidos pelos pets são os de caráter afetivo. O contato com qualquer animal doméstico, seja gato, cachorro, coelho ou outro, traz uma das mais significativas vantagens: o amor. O carinho e o afeto que o animal oferece a seu dono, tornando-o parte da família, é inestimável e traz bem-estar a todos.
Uma pesquisa recente divulgada pela Grand View Research aponta que os cuidados com animais de estimação vão movimentar aproximadamente US$ 236,16 bilhões até 2030 em todo o mundo.
Neste sentido, também cresce a procura e a oferta de soluções para proteger os animais de estimação, assim como a saúde deles. Apesar disso, existem muitas dúvidas sobre se o seguro para pet vale a pena. É o que vamos descobrir neste artigo, assim como as principais características deste tipo de apólice e algumas das principais características praticadas por algumas companhias de seguros do mercado. Outro ponto relevante é a recomendação de seguros para estabelecimentos que recebem ou lidam com animais na execução de serviços.
Características dos seguros para pets
Os seguros para animais de estimação são uma ótima forma de garantir que seu amado pet esteja protegido, caso algo aconteça. Existem opções variadas de seguro para animais de estimação, que podem incluir coberturas para despesas médicas, indenização por morte ou invalidez, ou até mesmo proteção em caso de roubo ou perda.
Os seguros para animais de estimação podem oferecer cobertura para a maioria dos animais, incluindo cães, gatos, aves, roedores, répteis e outros animais domésticos. O custo varia de acordo com o tipo de seguro, o animal, a idade e a saúde do bichinho.
Este tipo de apólice garante proteção contra as despesas de saúde inesperadas. A maioria dos planos de saúde para pets irá cobrir despesas médicas, como exames, tratamentos, cirurgias e medicamentos. Algumas opções incluem despesas para internação, emergências médicas e viagens. Isso facilita na hora de investir na reabilitação do seu melhor amigo.
Algumas apólices para animaizinhos também oferecem cobertura para roubos, perdas ou danos causados por acidentes. Esta cobertura pode ajudar a garantir que você não fique com grandes dívidas se seu animal for roubado ou se acidentar.
Além disso, o seguro de seu animal de estimação pode oferecer indenização em caso de morte ou invalidez.
Deixe seu pet seguro!
Algumas dicas são cruciais antes de contratar um seguro para seu pet. Faça uma pesquisa completa sobre as taxas, coberturas e condições oferecidas por diferentes seguradoras. Isso ajudará a escolher o seguro que melhor atende às suas necessidades e do seu animal.
Também é necessário ter atenção para os itens cobertos pelo plano de saúde ou seguro do seu animalzinho. Algumas apólices contemplam consultas veterinárias, hospedagem, entrega de ração, vacinação em casa e suporte com especialistas por telefone.
Algumas empresas oferecem verdadeiros planos de saúde para pets. Eles podem ter, além de atendimento ambulatorial e transporte de emergência, direito a fazer exames laboratoriais e de imagem, acupuntura, fisioterapia e cirurgia.
Espaços pet-friendly
Uma empresa é considerada pet-friendly ao permitir a presença de animais de estimação dos funcionários no trabalho. A Genebra Seguros, inclusive, está desenvolvendo seu próprio programa voltado à questão.
Essa é uma forma de estimular a qualidade de vida no time de colaboradores, além de trazer inúmeros benefícios para o bem-estar da força de trabalho.
Algumas empresas também oferecem benefícios especiais para os funcionários com animais de estimação, como dias de folga extras para cuidar dos animais ou descontos em locais destinados ao cuidado de bichanos e cachorros, por exemplo.
Entretanto, a circulação dos bichinhos nesses espaços exige uma série de cuidados, além da devida preparação do ambiente para que não aconteça nenhum tipo de acidente ou imprevisto.
Empresas, petshops e clínicas também precisam se proteger
No caso de pet shops ou clínicas veterinárias, imprevistos diversos podem impactar o dia a dia da operação, como incêndio, explosão, implosão, fumaça ou queda de aeronave. É possível proteger o estabelecimento contra este tipo de imprevisto e amparar tanto a estrutura física, quanto o mobiliário ou as mercadorias de um local voltado para o cuidado com animais.
Na Porto Seguro, por exemplo, as coberturas podem incluir Responsabilidade Civil em caso de danos físicos causados aos animais, danos a equipamentos como soprador, secador, compressor de ar ou máquina de tosa. Outros tipos de garantias previstas no contrato de seguro são para a perda do ponto comercial, reposição de mercadorias – como as vacinas – deterioradas pela falta de energia elétrica ou até mesmo para a guarda de veículos de terceiros. Há possibilidade de assegurar despesas com a instalação em um novo local. É possível contar com o pagamento de despesas fixas (quando a operação da empresa é paralisada por causa de incêndio, danos elétricos, tumultos ou vendaval).
Quem também conta com esse tipo de proteção em seu portfólio de produtos e serviços é a Liberty Seguros. Outra característica deste tipo de apólice é a cobertura para quebra de vidros, como balcões, prateleiras ou espelhos, em decorrência de acidente de origem externa.
Os pet shops que contam com a proteção da MAPFRE, por exemplo, também podem contar com serviços de assistência 24h. O acionamento pode acontecer caso o estabelecimento precise dos serviços de chaveiro, encanador, eletricista, vidraceiro, limpeza, reparo de eletrodoméstico, além de transmissão de mensagens urgentes.