Executivo ex-sócio da Intervalor chega para aprimorar soluções já estabelecidas, como o Collin, e ajudar os clientes a “cobrar melhor”
A Neurotech, uma empresa B3, especializada na criação de sistemas e soluções de inteligência artificial, machine learning, big data e IA generativa para os segmentos de crédito, seguros, varejo e saúde, anunciou Phelipe Alvarez como Head da Unidade de Negócios (BU) de Cobrança. Com mais de 20 anos de experiência no segmento de Serviços Financeiros, no desenvolvimento e gestão de operações complexas e estratégicas para grandes empresas, o executivo chega para acelerar o processo de criação de novas soluções e aprimorar as ferramentas já ofertadas pela companhia.
“Nossa missão será otimizar e rentabilizar a jornada de negociação dos credores, maximizando a relação entre o dinheiro investido e o recuperado. Minha chegada acontece em um momento bastante oportuno para o desenvolvimento de novas ideias, ao mesmo tempo bastante desafiador, com mudanças de normas por parte da Anatel previstas para as empresas de cobrança, por exemplo. Acredito firmemente que teremos ainda mais sucesso em fortalecer este segmento crucial para a economia do país”, afirma Phelipe Alvarez.
Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP e Pós-graduado em Marketing pela ESPM, Alvarez atuou por mais de 15 anos na Intervalor, onde foi diretor comercial e de marketing. O executivo também teve passagens por empresas como Arvato e Contax.
Um de seus primeiros desafios é aprimorar os resultados apresentados pelo Collin, solução que a Neurotech desenvolveu, baseada em big data e inteligência artificial generativa, para apoiar o mercado de cobrança que, segundo a própria Neurotech, figura entre os que menos utilizam a inteligência de dados dentro do setor de crédito. A solução permite que as empresas credoras abordem seus devedores de forma automatizada e, ao mesmo tempo, individualizada, tanto com relação às condições de negociação, quanto à sugestão dos canais de comunicação mais adequados e usando o tipo de mensageria mais eficiente para cada perfil. Para se ter uma ideia, recentemente a aplicação do Collin conseguiu elevar em 8% a recuperação de crédito para uma instituição financeira protagonista no setor de financiamento de veículos no Brasil.
O head promete intensificar o diferencial proporcionado pela ferramenta que é “cobrar melhor”. “A melhoria do ROI de cobranças, por exemplo, não passa necessariamente por fazer mais acordos e, sim, por acordos melhores, com condições que também atendam aos interesses das empresas”, ressalta.