Solução mira economia de até 5% no custo operacional e projeta faturar R$ 14 milhões com o setor de transportes em 2025
Responsáveis por movimentar grande parte da cadeia de suprimentos do país, transportadoras convivem com uma estrutura de custos cada vez mais pressionada — e o diesel, que representa cerca de 60% das despesas operacionais do setor, é um dos principais vilões. O impacto não é apenas para as empresas: segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o custo do transporte representa, em média, 12% do preço final dos alimentos, o que ajuda a explicar parte da inflação nos itens da cesta básica observada nos últimos meses.
Em resposta a esse cenário, o Pinbank, one-stop-bank-provider com um ecossistema completo de soluções financeiras, acaba de lançar o Pinmob, plataforma de gestão de frotas que permite uma economia de até 5% nos custos das empresas por meio de uma operação mais eficiente e digitalizada.
A nova frente de negócios da fintech marca a entrada estratégica no mercado de transporte e logística, com expectativa de movimentar R$ 14 milhões ainda neste ano e crescer 10% ao ano na base de clientes. A solução permite controlar digitalmente gastos com abastecimento e lavagem de veículos, integrando as transações a um cartão de crédito Mastercard, o que reduz o uso de múltiplos cartões ou sistemas paralelos — um gargalo comum no setor.
“Queremos ajudar as empresas a serem mais competitivas em um setor altamente sensível a variações de preço e margens apertadas. O Pinmob nasce para trazer eficiência de gestão, controle financeiro e, principalmente, impacto direto no custo operacional”, afirma Felipe Negri, CEO do Pinbank.
Gestão integrada e foco em eficiência
Disponível nas modalidades pré-paga e pós-paga, a solução é operacionalizada por meio de uma Conta Master, que concentra o gerenciamento das transações e dos usuários. No modelo pré-pago, a empresa antecipa os valores para uso. Já no pós-pago, há um limite mensal definido com base em análise de crédito.
A gestão pode ser feita via plataforma web ou aplicativo, tanto por administradores quanto por motoristas, que conseguem registrar entradas e saídas, solicitar abastecimentos e lavagens e acompanhar as jornadas em tempo real.
Segundo Negri, essa estrutura foi pensada para se diferenciar das soluções tradicionais deste mercado, que operam em modelos mais complexos, usando até mesmo vários cartões. “Ao centralizar e otimizar as atividades relacionadas à gestão de frotas, as empresas podem ser muito mais eficientes no dia a dia e abrir um leque de oportunidades, inclusive aumentando as possibilidades ligadas ao crédito e explorando as vantagens do digital”, afirma.
O executivo ainda ressalta que, por se tratar de uma digitalização das operações dos clientes, a fintech construiu o Pinmob com um grande foco na proteção de dados. “O produto foi desenhado exclusivamente para suprir as principais dores logísticas das empresas. Desde o cadastro, solicitação do cartão e gerenciamento das jornadas, a ideia é viabilizar transações financeiras seguras e personalizadas”, conclui.
Além da otimização dos processos operacionais, o Pinmob foi desenvolvido com foco em segurança da informação e escalabilidade. Por ser uma solução 100% digital, desde o cadastro até o controle de gastos, a proteção dos dados dos clientes corporativos foi uma prioridade durante o desenvolvimento da plataforma.
“O lançamento reflete nossa estratégia de expandir a atuação B2B com soluções que resolvam dores reais do mercado e contribuam com a sustentabilidade financeira das empresas. Estamos falando de um setor que impacta diretamente no custo final de produtos e serviços, e que pode ser mais eficiente com apoio da tecnologia certa”, conclui Negri.