Arco Educação, Cora e Valid estão entre as Empresas que Cuidam, movimento que tem como objetivo reconhecer instituições que fazem um trabalho excepcional na área de saúde e inspirar o mercado com melhores práticas
Oferecer uma gama de benefícios de saúde aos funcionários já não é suficiente. As empresas hoje precisam cumprir um papel muito mais ativo e intencional quando se trata da saúde e bem-estar de seus colaboradores. Esse é o ponto de partida do movimento Empresas que Cuidam, liderado pela corretora de benefícios Pipo Saúde e que conta com mais de 30 empresas signatárias, entre elas Arco Educação, Cora, Valid, Zappts, Estoca, VisionOne, Awin e RecargaPay.
A Carta de Princípios do movimento foi apresentada durante o evento Gente, Gestão e Futuro, que foi organizado pela Pipo Saúde e contou com mais de 200 lideranças de RH.
O documento destaca seis pilares de cuidado com a saúde dos colaboradores:
Cuidado com a saúde integral
Empresas que cuidam” são empresas que vão além de pensar a saúde como apenas a oferta de um plano de saúde. Elas têm um papel ativo e intencional em relação ao cuidado com a saúde integral de seus colaboradores. São organizações que buscam fomentar iniciativas sociais, culturais, financeiras, ambientais, entre outras, de forma a proporcionar continuamente o bem-estar de seus funcionários.
Suporte por toda a jornada de saúde
“Empresas que cuidam” extrapolam a postura administrativa de oferecer e gerenciar benefícios. Elas buscam soluções para apoiar seus colaboradores em relação à navegação desses benefícios pelos colaboradores. Criam um ambiente sustentável no qual os colaboradores fazem uso consciente e certeiro dos benefícios que necessitam para tomarem as melhores decisões e se manterem saudáveis. Assim, garantem a prevenção de doenças e a promoção de saúde de seus colaboradores.
Uso de dados e tecnologia para a saúde
“Empresas de que cuidam” são proativas no uso de tecnologia e na extração de dados para o desenvolvimento de campanhas de prevenção e promoção de saúde de seus colaboradores.
Saúde da mente
“Empresas que cuidam” compreendem o desafio da saúde mental na atualidade e dão máxima atenção ao assunto. São empresas comprometidas com resultados de longo prazo e buscam soluções adaptadas à realidade de suas equipes.
Saúde sustentável
“Empresas que cuidam” são conscientes dos elevados e crescentes custos do setor de saúde e, por isso, desenvolvem um papel educativo em relação ao alinhamento de interesses com seus funcionários. Por estarem engajadas de maneira proativa, o custo de saúde é reduzido, tanto para empresas (pagadoras), quanto colaboradores (muitas vezes co-pagadores) garantindo acessibilidade da saúde para todos.
Saúde inclusiva
“Empresas que cuidam” possuem uma escuta ativa para as diferentes características e necessidades de seus colaboradores. São empresas que privilegiam um ambiente diverso, capaz de promover a saúde de seus diferentes indivíduos de forma acolhedora e humana.
Empresas que queiram aderir ao movimento podem demonstrar seu interesse aqui. O critério básico é que a instituição ofereça benefícios para além do plano de saúde e demonstre interesse legítimo na promoção de saúde para seus colaboradores. As signatárias ganham o selo “Empresas que Cuidam” e passam a fazer parte do movimento.
“O cuidado de saúde é um pilar central da proposta de valor da Pipo, e ficamos orgulhosos de iniciar um movimento com empresas que compartilham dessa visão. Queremos dar destaque às boas iniciativas que já vemos no nosso dia a dia e mostrar para cada vez mais empresas a importância do cuidado com seus colaboradores”, comenta Manoela Mitchell, cofundadora e CEO da Pipo Saúde.