MAPFRE

Pix promove maior inclusão social bancária e diversidade no sistema de pagamentos

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Ferramenta movimentou R$164,8 bilhões desde sua implementação em 2020

Cinco anos após seu lançamento, o Pix segue superando os próprios recordes. Na última sexta-feira, 5 de setembro, o sistema atingiu o marco de 290 milhões de operações realizadas, totalizando o valor de R$164,8 bilhões. O caráter democrático e instantâneo da ferramenta ocasionou impactos em toda a cadeia de pagamentos, influenciando usuários e instituições como bancos e fintechs.

Para João Fraga, CEO da Techfin Paag, o crescimento da modalidade reflete a união de fatores como a busca por praticidade e inclusão. “É importante ressaltar que a ascensão do uso do Pix entre os brasileiros reflete não apenas a busca por praticidade e segurança nas transações, mas também um marco na modernização da economia. Com o Pix, estamos facilitando o acesso ao consumo, impulsionando o comércio e promovendo uma inclusão financeira que beneficia todos os cidadãos”.

Apesar do receio de o Pix representar uma concorrência direta a meios tradicionais, como cartões de crédito e transferências via TED e DOC, a ferramenta foi responsável por estimular o uso de diferentes métodos de pagamentos. Segundo um levantamento realizado pelo Banco Central em conjunto com pesquisadores da Florida State University, para cada 1% de crescimento no número de usuários do Pix, o número de empresas que aceitam cartão de débito aumentou em média 1,2%.

Mais do que agilizar transações, o Pix desempenhou o papel de incluir milhares de brasileiros que, devido à dificuldade de acesso de crédito, perceberam-se rechaçados do ecossistema bancário. Com o uso constante do sistema, os bancos passaram a enxergar esses clientes, possibilitando a oferta de cartões e serviços.

Como resposta a essa inclusão, comércios e microempreendedores se sentiram instigados a ampliar a aceitação de cartões como forma de atender novos clientes. Além disso, o Pix também possibilitou maior flexibilidade e instantaneidade no recebimento por parte de empresas, além de oferecer taxas de operação menores.

No caso dos bancos e fintechs, a modalidade não trouxe apenas novos usuários e benefícios, mas também novas oportunidades e desafios para se manterem relevantes em um cenário ainda mais competitivo. A inovação é um fator fundamental para fidelizar clientes que esperam praticidade e o acesso a diferentes serviços e funcionalidades em um só lugar.

Total
0
Shares
Anterior
Bling aposta em gestão financeira integrada para fortalecer competitividade das PMEs
Foto por: fauxels/ Pexels

Bling aposta em gestão financeira integrada para fortalecer competitividade das PMEs

Além dos controles financeiros disponíveis, uma área renovada que reúne conta

Próximo
Sicredi recebe reconhecimento internacional por iniciativas de diversidade, equidade e inclusão
Para Fabrício Dossena, gerente do Sicredi, o reconhecimento internacional reforça o compromisso da instituição com a diversidade, a inclusão e a agenda ESG Créditos: Divulgação/Sicredi

Sicredi recebe reconhecimento internacional por iniciativas de diversidade, equidade e inclusão

A premiação foi concedida pela revista britânica Environmental Finance no

Veja também