Quinzena do Seguro

PL sai na frente na eleição da Câmara, seguido pela federação liderada pelo PT

Saulo Cruz
Vista lateral da Câmara dos Deputados
Vista lateral da Câmara dos Deputados

O partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) consolidou nestas eleições a posição de maior bancada da Câmara dos Deputados, com crescimento dos 76 deputados atuais para mais de 95. Em segundo lugar está a federação PT-PCdoB-PV, com pelo menos 65 parlamentares eleitos.

Neste momento, o Tribunal Superior Eleitoral contabiliza 99,99% dos votos apurados, mas ainda falta consolidar as bancadas de deputados federais de três estados: Amazonas, Paraná e Piauí.

Polarização
Esse cenário repete a polarização política iniciada em 2018, quando o PT elegeu 54 deputados e o PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro, 52.

O PL tem atualmente 76 deputados e, em segundo lugar, está a federação entre PT, PCdoB e PV, que tem 68.

Já o PSL se uniu ao DEM e se tornou União Brasil, que hoje tem 51 deputados e tem a 4ª maior bancada.

Fragmentação
A fragmentação partidária continua sendo uma marca do sistema político-eleitoral brasileiro, embora novas regras venham diminuindo ao longo do tempo o número de partidos com representação.

Em 2018, saíram das urnas deputados de 30 partidos diferentes, número que foi reduzido para 23 na composição atual da Câmara. Após as federações e as eleições de 2022, haverá 20 partidos com representação na Câmara dos Deputados.

Atuação parlamentar
O tamanho das bancadas é fundamental na atuação parlamentar. As presidências das comissões e as vagas na Mesa Diretora são definidas a partir da proporcionalidade partidária, ou seja, as maiores legendas ou blocos ocupam os cargos mais importantes da Casa.

A composição da Casa também tem impacto direto na governabilidade do presidente eleito, já que ele terá de negociar a votação das pautas prioritárias com as legendas.

Financiamento
O tamanho das bancadas também tem impacto direto no financiamento dos partidos, pois a maior fatia dos recursos do Fundo Partidário é repartida entre os partidos de acordo com a votação para deputado federal.

Bancadas maiores também recebem mais recursos do fundo especial que financia as campanhas eleitorais e do tempo de televisão.

Justiça Eleitoral
Os resultados finais deste domingo poderão ser alterados em decorrência de eventuais recursos decididos pela Justiça Eleitoral. O Judiciário analisa ações sobre abuso do poder econômico e político nas eleições, ou se o candidato registrado de fato tem todos os requisitos para exercer o cargo.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Prev
MDB conquista 9 das 17 vagas e faz a candidata mais votada no Pará

MDB conquista 9 das 17 vagas e faz a candidata mais votada no Pará

Antonio Cruz/Agência Brasil Eleitores paraenses elegeram quatro mulheres O MDB

Next
Otto Filho é o candidato mais votado no estado da Bahia

Otto Filho é o candidato mais votado no estado da Bahia

Edilson Rodrigues/Agência Senado Identificação do eleitor por meio de biometria

Veja também