A Planner Investimentos encaminhou à redação do Universo do Seguro suas Carteiras Recomendadas de Ações (Carteira Mensal) e Dividendos para fevereiro, com ajustes na composição após um janeiro marcado por forte valorização do mercado. Os relatórios são assinados por Mario Roberto Mariante, analista-chefe da casa.
Na leitura do documento, a Planner destaca que o Ibovespa subiu 12,6% em janeiro — maior alta para o mês desde 2010 — em um movimento atribuído, principalmente, ao fluxo estrangeiro, com entrada líquida de R$ 25,3 bilhões na B3 até o dia 28. O relatório também menciona que o índice renovou recordes na última semana do mês, chegando a 186.450 pontos no dia 29.
Carteira de Ações: Planner rende 8,9% em janeiro e troca cinco papéis para fevereiro
Na Carteira Mensal, a Planner informa que sua seleção avançou 8,9% em janeiro, abaixo do Ibovespa, e afirma que as mudanças para fevereiro buscam reduzir a exposição ao índice, priorizando empresas que não acompanharam o rali, mas que, segundo a casa, seguem com números “sólidos” e potencial de valorização.
Ações mantidas para fevereiro (com “preço justo”, segundo a Planner):
-
BB Seguridade (BBSE3)
-
Direcional Engenharia (DIRR3)
-
ENGIE Brasil Energia (EGIE3)
-
Odontoprev (ODPV3)
-
Sabesp (SBSP3)
Entram na carteira em fevereiro:
-
Vivara (VIVA3)
-
Itaú Unibanco (ITUB4)
-
Mahle Metal Leve (LEVE3)
-
Vulcabrás (VULC3)
-
WEG (WEGE3)
Saem da carteira:
-
Multiplan (MULT3)
-
Totvs (TOTS3)
-
Telefônica Brasil (VIVT3)
-
Itaúsa (ITSA4)
-
B3 (B3SA3)
No cenário, a Planner cita como pontos de atenção para fevereiro a temporada de resultados e sinalizações das empresas, além de temas externos (como a política dos EUA) e domésticos. O texto menciona, ainda, que não há reuniões de juros em fevereiro, mas que o mercado tende a antecipar debates para março, acompanhando o Banco Central do Brasil.
Carteira de Dividendos: janeiro fecha com +6,1% e carteira muda três nomes
Na Carteira de Dividendos, a Planner registra valorização de 6,1% em janeiro, enquanto o Índice Dividendos (referência no relatório) avançou 10,6% no mesmo período.
Para fevereiro, a casa mantém:
-
BB Seguridade (BBSE3) — com destaque para proventos estimados em R$ 2,55/ação e retorno indicado no relatório.
-
ISA Energia Brasil (ISAE4) — com distribuição de JCP em três parcelas; o documento detalha datas e retorno líquido esperado na última parcela.
Saem:
-
Caixa Seguridade (CXSE3)
-
CSN Mineração (CMIN3)
-
Santander Brasil (SANB11)
Entram:
-
Banco do Brasil (BBAS3) — com payout indicado para 2026 e previsão de fluxos de distribuição (dividendos e JCP) descritos no relatório.
-
Porto (PSSA3) — com expectativa de dividendo trimestral mencionada no documento.
-
Cury (CURY3) — com dividendo aprovado e calendário de “ex-dividendos” e pagamento descritos no relatório.
Nota de redação: as carteiras divulgadas pela Planner são materiais informativos do analista, com premissas e riscos de mercado, conforme disclaimer dos próprios relatórios.
