Entre as vantagens de adquirir um seguro odontológico, além de desenvolver uma rotina de cuidados com a saúde bucal, está o custo-benefício
O mercado odontológico no Brasil apresenta um cenário de crescimento, com projeções otimistas para os próximos anos. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o setor registrou 34,7 milhões de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos, dados referentes a agosto de 2025. Mesmo com um panorama positivo, potenciais clientes possuem dúvidas a respeito da adesão, o que pode trazer insegurança ao consumidor.
Entre os principais questionamentos ao aderir um plano de saúde bucal estão: cobertura (quais procedimentos e tratamentos que estão incluídos, como canal, extração, próteses, ortodontia); rede credenciada; carência (o tempo de espera para usar os serviços); custos (mensalidades, reajustes e se há franquia); abrangência (nacional, estadual ou local), e registro na ANS.
Para Maria Celilia Peao Lorenzin, Superintendente de Planejamento e Gestão Comercial da Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, a principal urgência está na disseminação da cultura de cuidados para democratizar o acesso à saúde bucal de qualidade. ‘’Nosso objetivo é fazer com que o beneficiário vá ao dentista regularmente, antes mesmo de ter algum problema, ou seja, que previna doenças e evite complicações no futuro.Em outros países o mercado de saúde bucal é muito consolidado e entendemos que o Brasil tem um grande potencial de crescimento a ser explorado. Para isso, é importante esclarecer as dúvidas do consumidor e desenvolver jornadas para facilitar sua experiência”, ressalta.
Maria Cecilia elenca cinco dúvidas frequentes sobre planos odontológicos:
- Por que contratar um plano odontológico?
Optar por um plano odontológico garante a tranquilidade e o suporte necessários diante de imprevistos relacionados à saúde bucal.O plano odontológico oferece diversos benefícios como: acesso a cuidados e exames preventivos, redução de custos em tratamentos dentários, assistência em emergências e cobertura para procedimentos comuns.
- Como contratar um plano?
Existem planos com coberturas diversas, das mais simples às mais complexas. Para contratá-lo é possível contar com o auxílio de um corretor de seguros, ou pelos canais oficiais das operadoras.
- O que o plano odontológico cobre?
Os planos podem ser individuaisou empresariais. Eles partem de consultas, atendimento de urgência e emergência, consultas, limpezas, obturações, exames, extrações de dentes e ortodontia. Existem também opções mais completas, que incluem implantes e até mesmo clareamentos estéticos.
- O plano cobre tratamentos ortodônticos?
Os detalhes relacionados à cobertura variam de acordo com cada plano e operadora responsável. Ou seja, tempo de carência, abrangência e serviços/cobertura disponíveis são específicos de cada plano. Alguns possuem essa opção. É importante verificar a cobertura para tratamentos ortodônticos antes da adesão, principalmente se essa for a necessidade principal. Também é válido consultar se o plano cobre a documentação e exames necessários antes de colocar o aparelho.
- Posso escolher meu próprio dentista ou preciso me consultar com os profissionais da rede credenciada e como consultar meu plano?
Alguns planos possuem a opção de reembolso em dentistas não credenciados, porém o mais recomendado é que os beneficiários utilizem a rede credenciada, com profissionais que possuem a qualificação necessária e garantida. A consulta da Rede Credenciada pode ser realizada junto à operadora do plano odontológico.