Sancor Seguros

Plataforma de Fiança Locatícia é reconhecida no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”

Roque de Holanda Melo (CEO) e Karine Chaves (CTIO) com o Prêmio 'As 100+ Inovadoras no Uso de TI' / Foto: Divulgação
Roque de Holanda Melo (CEO) e Karine Chaves (CTIO) com o Prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’ / Foto: Divulgação

Junto Seguros é reconhecida pelo protagonismo em projeto disruptivo de tecnologia que aprimora a experiência do cliente

Imagine uma experiência de Fiança Locatícia completamente automatizada, rápida e sem complicação. Essa visão, que há poucos anos poderia parecer futurista, é uma realidade na Junto Seguros. Pioneira no uso de tecnologia no setor de seguros, a companhia desenvolveu uma plataforma 100% digital, mudando a forma como os corretores trabalham o mercado de locação de imóveis comerciais. Ao unir inteligência artificial e automação, a Junto Seguros não só aprimora a experiência do cliente, mas também coloca no mercado um produto com funcionalidades únicas que nenhuma outra seguradora oferece  até o momento.

O segmento de Fiança Locatícia, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), obteve um expressivo crescimento de 24,3% entre janeiro e novembro de 2024, alcançando R$ 1,58 bilhão em prêmios emitidos. Esse aumento reflete a necessidade das empresas por soluções ágeis e eficazes para a garantia de locações comerciais, especialmente em um cenário de constante expansão da construção civil e do mercado imobiliário. Nesse contexto, a plataforma da Junto Seguros não só surge como uma resposta às demandas do mercado, mas como um exemplo claro de como a tecnologia pode acelerar processos e gerar valor para todos os envolvidos.

O principal diferencial da plataforma da Junto Seguros está na automação completa do processo de cotação e emissão de apólices, que são realizados de forma instantânea. Com o uso de inteligência artificial e observação de dados em tempo real, a plataforma permite que a análise de crédito seja feita de maneira imediata, sem a necessidade de intervenção manual, o que elimina retrabalhos e aumenta a eficiência. A integração da plataforma com sistemas de imobiliárias e corretoras por meio de APIs possibilita que todos os envolvidos no processo — de locadores a locatários — operem de forma mais conectada e eficiente, criando uma experiência mais fluida.

Karine Chaves, diretora de Tecnologia e Inovação (CTIO) da Junto Seguros, destaca a importância de pensar além da automação básica. “Nossa plataforma supera o que o mercado oferece. Com ela, somos capazes de criar soluções específicas para cenários que são recorrentes no mercado imobiliário, como o modelo de ‘Build to Suit’ e ‘Sale and Leaseback’, que são complexos e exigem uma análise de risco muito mais detalhada”, explica Karine Chaves.

O modelo “Build to Suit”, por exemplo, é uma solução que permite que o imóvel seja construído de acordo com as necessidades específicas do locatário. Em vez de investir na construção de um imóvel, uma rede de supermercados, por exemplo, o locador (dono do imóvel) é quem faz a obra (construção à reforma) , com o contrato de locação atrelado à garantia da Junto Seguros. Isso garante ao investidor a segurança de que o locatário cumprirá suas obrigações ao longo do contrato. “Essa modalidade traz uma solução extremamente vantajosa, pois assegura tanto o locador quanto o locatário, além de possibilitar que grandes redes de varejo consigam expandir suas operações sem comprometer o fluxo de caixa”, explica Karine.

Outro modelo inovador da Junto Seguros é o “Sale and Leaseback”, em que uma empresa vende um imóvel para um investidor, mas continua sendo locatária daquele mesmo imóvel. Esse processo é especialmente útil para empresas que precisam liberar capital para outras operações, mas não querem perder o controle do imóvel. “Esse tipo de operação é muito comum no setor industrial, no qual grandes galpões logísticos são fundamentais para a operação das empresas. A Fiança Locatícia garante que a operação siga sem surpresas, protegendo tanto o locador quanto o locatário”, afirma Karine Chaves.

Além dessas funcionalidades exclusivas, a plataforma também permite a gestão simplificada do pagamento de prêmios, reunindo todas as parcelas em uma única fatura, o que facilita a administração financeira tanto para as corretoras quanto para as empresas contratantes. Para a CTIO da Junto Seguros, a chave do sucesso está na combinação da automação com a expertise humana. “Embora a tecnologia seja essencial para automatizar os processos e ganhar agilidade, acreditamos que o olhar humano seja importante na validação ou em análises específicas de propostas”, explica Karine.

Esse compromisso com a inovação e a excelência não passou despercebido pelo mercado. Recentemente, a Junto Seguros foi incluída, pelo terceiro ano consecutivo, na lista das “100+ Inovadoras no Uso de TI”, prêmio promovido pelo IT Forum, que reconhece as empresas que mais se destacam na utilização de ferramentas tecnológicas para a transformação dos seus negócios.

O prêmio, que é um dos mais prestigiados do setor, analisou mais de 300 cases inscritos e avaliou aspectos como o diferencial das soluções, seus resultados e o impacto no mercado. Para Karine Chaves, essa conquista demonstra investimento contínuo em inovação na Junto Seguros. “Estar entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil é uma honra e uma responsabilidade. Sabemos que a transformação digital no mercado de seguros é um processo contínuo e que sempre há espaço para mais inovação. Queremos estar na vanguarda desse movimento e continuar oferecendo soluções que realmente façam a diferença para nossos clientes”, afirma.

A classificação no ranking “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” será anunciada em abril, durante o IT Forum Trancoso, na Bahia.

Total
0
Shares
Anterior
Remuneração de gestantes afastadas na pandemia da Covid-19 não é salário-maternidade
Franco Mauro Russo Brugioni, advogado, sócio do escritório Raeffray Brugioni Advogados / Foto: Divulgação

Remuneração de gestantes afastadas na pandemia da Covid-19 não é salário-maternidade

Decisão do STJ impede que empresas compensem valores pagos com contribuições

Próximo
SindsegSC: Comissão Organizadora do Maio Amarelo 2025 avança no planejamento em segunda reunião
SindsegSC: Comissão Organizadora do Maio Amarelo 2025 avança no planejamento em segunda reunião / Foto: Divulgação

SindsegSC: Comissão Organizadora do Maio Amarelo 2025 avança no planejamento em segunda reunião

Reunião aconteceu nesta terça-feira na sede do Sindicato das Seguradoras de

Veja também