A novidade possui potencial de triplicar o volume financeiro do setor
A Pluggy, fintech brasileira especialista em desenvolvimento de APIs, é a responsável por criar e colocar no mercado a primeira solução de Open Finance para o setor de previdência privada. Desenvolvida para a empresa Sinqia, o produto permite o compartilhamento de dados entre entidades financeiras e empresas que oferecem planos de previdência.
Além do cruzamento de dados financeiros utilizados para facilitar e ofertar uma experiência mais assertiva para o consumidor, a solução oferece ao usuário um comparativo das vantagens em relação à rentabilidade e taxa de administração da entidade de previdência em comparação com o PGBL, Plano Gerador de Benefício Livre, atual e permite que o participante inicie o processo de solicitação de portabilidade e realize o processo de assinatura com a empresa escolhida de maneira 100% digital.
Estima-se que a solução possua o potencial de triplicar o volume financeiro do mercado de previdência em três anos, aumentando de R$153,5 milhões para R$450 milhões. A solução garantiu à Pluggy o prêmio FIDinsiders 23, na categoria “solução de Open Insurance”, pela inovação em melhorar efetivamente as finanças de pessoas físicas e por democratizar serviços de seguros.
“O Open Finance é responsável por alavancar a economia e tornar o mercado mais competitivo, estamos animados em sermos os primeiros a desenvolver um produto desta tecnologia para o setor de previdência privada”, comemora Bruno Loiola, CGO e cofundador da Pluggy.
“A tecnologia é o parceiro ideal para entregar produtos e serviços mais customizados aos clientes, e, esse é justamente o papel do Open Finance neste setor: olhar para cada consumidor de maneira única e indicar as melhores soluções por meio dos dados”, complementa Bruno.
A Sinqia, que já utiliza soluções multiplataforma com o apoio do DevOps e Open AI, está preparada para o novo cenário. “Queremos garantir a melhor experiência possível para os nossos clientes e, com o Open Finance, conseguiremos expandir ainda mais nossas soluções, sempre posicionando o consumidor no centro da narrativa. Esse é o primeiro passo para um mercado totalmente novo”, afirma Bruno Salles, head de Produtos da Sinqia.