O podcast VWCO News lança hoje um episódio que mergulha no universo da inovação e colaboração, destacando o impacto do Programa Geração de Ideias da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com a participação de Pedro Lacerda, consultor de processos da VWCO; Flávio Taucci, consultor de pós-vendas da empresa e vencedor do programa; e Dayane Ribeiro, diretora de operações da AEVO, o episódio “Ideias que geram valor” revela como a criatividade dos colaboradores se traduz em melhorias reais, otimização de processos e um impulso significativo na competitividade.
Ao longo do episódio, os ouvintes podem entender mais sobre a crescente importância da inovação descentralizada nas empresas e o potencial do Geração de Ideias: desde o seu ano de criação, foram mais de 10 mil ideias inscritas. Em linha com o que os convidados apresentam, a Harvard Business Review aponta que a inovação vinda de equipes operacionais pode levar a uma melhoria na eficiência e a uma redução de custos de em determinadas áreas.
A inovação colaborativa não apenas impulsiona a eficiência, mas fortalece a cultura organizacional e aumenta o engajamento, como explica Pedro Lacerda. “Eu enxergo o Geração de Ideias não só como uma plataforma de captura de sugestões. O projeto é, acima de tudo, uma ferramenta de transformação cultural dentro da empresa. Na prática, nós incentivamos que cada colaborador olhe para seu processo de trabalho, possa perceber as oportunidades de melhoria e proponha melhorias. As vezes uma sugestão pode se tornar padrão para toda a planta e trazer melhorias em diversas frentes, como foi o caso da ideia que o Flávio nos trouxe. O programa é um ciclo virtuoso”, comenta o consultor.
Ao avaliar a iniciativa por um ponto de vista diferente, Dayane Ribeiro, da AEVO, parceira tecnológica da VWCO, compartilha suas experiências com a inovação originada nas equipes de operação, ressaltando a tendência de organizações explorarem essa fonte valiosa. Outro ponto alto do episódio é o depoimento do colaborador Flávio Taucci, que compartilha sua experiência ao ter uma ideia premiada e implementada, resultando em melhorias utilizadas até hoje na fábrica da VWCO.
A condução da conversa ficou por conta de Isabella Novaes e Maria Eduarda Ramos, do time de Comunicação Corporativa da VWCO, sob a coordenação de Marcos Brito, diretor da área. A produção e edição do episódio têm o apoio de Danielle Ritton, Emily Balbino, Wander Gartner e Dummy Studios.
Ouça o novo episódio: https://open.spotify.com/