Por que oferecer Plano Odontológico para minha Empresa?

Dr. Roberto Seme Cury, Presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog)
Dr. Roberto Seme Cury, Presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog)

Confira artigo do Dr. Roberto Seme Cury, Presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog)

Oferecer Plano Odontológico aos Colaboradores é apenas mais um custo para as Empresas ou representa um real diferencial competitivo? Essa é uma dúvida comum entre Gestores e Empreendedores, especialmente diante do cenário atual, em que cuidar das pessoas se tornou um fator estratégico para o crescimento sustentável dos negócios.

A verdade é que o Plano Odontológico se destaca entre um dos benefícios ligados à saúde e bem-estar mais valorizados pelos Profissionais, segundo estudos recentes sobre o assunto como da Robert Half — e um dos mais acessíveis para as Empresas. Com ticket médio em torno de R$ 20 por mês, ele tem custo baixo e pode ser contratado com flexibilidade: totalmente pago pela Empresa ou como benefício facultativo com desconto direto na folha de pagamento do colaborador.

Além disso, trata-se de um benefício de uso consciente e sinistralidade controlada, o que garante estabilidade nos custos e maior previsibilidade orçamentária.  O Plano Odontológico apresenta um perfil estável de uso, não prevê aumento por faixa etária tanto em Empresas pequenas quanto em grandes grupos.

Mas os ganhos não se restringem ao custo-benefício. Cuidar da Saúde Bucal dos colaboradores é investir em Prevenção, fator fundamental para evitar afastamentos e problemas mais graves. Dores de dente, inflamações e infecções bucais são causas frequentes de desconfortos e faltas ao trabalho e, em casos mais sérios, de afastamentos mais prolongados. Ao oferecer acesso a consultas regulares e tratamentos preventivos, a Empresa reduz essas ocorrências e contribui diretamente para a manutenção da produtividade.

O benefício também exerce papel importante na valorização do ambiente de trabalho. Demonstrar cuidado com a saúde integral da equipe reforça o compromisso com o bem-estar dos Colaboradores, fortalece a cultura organizacional e melhora a percepção dos Profissionais sobre a Empresa. Em tempos de alta competitividade e valorização da experiência do Colaborador, isso se traduz em mais engajamento, retenção de talentos e reputação positiva no mercado.

Outro ponto relevante é a não complexidade na gestão do benefício. Os Planos Odontológicos contam com ampla rede credenciada, cobertura abrangente e ferramentas digitais que facilitam o acesso e o agendamento, tanto para os usuários quanto para os RHs das Empresas. Ou seja, são soluções de fácil implantação e alta aceitação, que geram impacto positivo sem aumentar a estrutura administrativa.

Com tudo isso, fica claro que o Plano Odontológico não deve ser visto como uma despesa a mais, mas como uma decisão estratégica, que contribui para a saúde, a motivação e o desempenho dos times. Seu custo é acessível, seu impacto positivo é direto e seus benefícios são percebidos rapidamente pelos Colaboradores.

Em um cenário em que o cuidado com as pessoas se tornou um diferencial de verdade, investir em Saúde Bucal é também investir no futuro do negócio.

Total
0
Shares
Anterior
Yelum celebra o sucesso do Festival Internacional de Luzes de São Paulo 2025
Festival de Luzes - Ibirapuera

Yelum celebra o sucesso do Festival Internacional de Luzes de São Paulo 2025

Evento patrocinado pela seguradora iluminou pontos icônicos da cidade com

Próximo
Regularização de dívidas no setor financeiro foi de 61,5% nos últimos 12 meses, revela Serasa Experian
Foto por: Joslyn Pickens/ Pexels

Regularização de dívidas no setor financeiro foi de 61,5% nos últimos 12 meses, revela Serasa Experian

Considerando apenas o mês, 59,3% das contas negativadas em abril foram pagas em

Veja também