MAPFRE

Por que pessoas com diabetes devem ter cuidado redobrado com a higiene bucal?

woman in green crew neck shirt holding red lollipop
Photo by National Cancer Institute on Unsplash

Problemas bucais estão entre as principais complicações de saúde mais comuns associadas ao diabetes

A relação direta entre saúde bucal e a saúde geral do organismo deve ser levada muito a sério quando se trata de pessoas com diabetes. Esta é uma doença metabólica caracterizada pela incapacidade do organismo em absorver corretamente o açúcar. Os altos níveis de açúcar no sangue por tempo prolongado podem causar vários problemas, como doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, doenças renais, complicações oftalmológicas e dermatológicas, entre outras. São condições que pioram muito a qualidade de vida, especialmente na velhice.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) deste ano, uma em cada nove pessoas de 20 a 79 anos no planeta tem diabetes, o que representa 589 milhões de homens e mulheres. No Brasil, são quase 17 milhões de cidadãos nessa situação. Ela é responsável pela morte de quase 70 mil brasileiros por ano.

Com níveis elevados de açúcar no sangue, é comum o aumento do açúcar na saliva, o que favorece o crescimento de bactérias nocivas na boca.  “As infecções aumentam a inflamação no corpo, atrapalhando a ação da insulina e, consequentemente, o controle da glicemia. Como o diabetes pode enfraquecer o sistema imunológico dificultando a resposta do corpo a combater infecções, cria-se um ciclo vicioso”, comenta Dr. Emerson Nakao, dentista e consultor científico da Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina.

Dr. Nakao comenta que pacientes diabéticos têm maior predisposição a diversos problemas como gengivite, cáries, infecções orais e perda óssea dentária. “As complicações mais comuns incluem a doença periodontal (gengivite e periodontite), que é a inflamação das gengivas que pode progredir e afetar os tecidos e ossos de suporte dos dentes. Além disso, infecções fúngicas, como a candidíase oral, são mais prevalentes e podem gerar desconforto e dificultar atividades essenciais como a mastigação e a fala”, diz.

Principais cuidados e recomendações

O dentista ressalta que há uma série de cuidados simples que podem ter grande impacto na vida de quem vive com diabetes. “É importante manter o controle da glicemia com alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares. Escovar os dentes após as refeições e usar fio dental diariamente. Além disso, é recomendado hidratar-se bem para ajudar a saliva e evitar excessos com álcool e cigarro (que agrava a inflamação da gengiva). E vale sempre lembrar: visitar o dentista regularmente e manter o profissional informado sobre o diagnóstico de diabetes”, conclui. 

Total
0
Shares
Anterior
Festas de fim de ano exigem atenção redobrada de quem tem problemas cardíacos
person writing on white paper

Festas de fim de ano exigem atenção redobrada de quem tem problemas cardíacos

Excessos comuns do período, como alimentação, álcool e mudanças na rotina, podem

Próximo
Porto celebra a maior Festa de Fim de Ano em edição especial pelos 80 anos da companhia
Porto celebra a maior Festa de Fim de Ano em edição especial pelos 80 anos da companhia / Foto: Divulgação

Porto celebra a maior Festa de Fim de Ano em edição especial pelos 80 anos da companhia

Evento contou com shows do Pedro Sampaio, da Ivete Sangalo e da dupla Zé Neto e

Veja também