Produção estreia no dia 5 de janeiro, no programa ‘Fantástico’, da TV Globo
O primeiro episódio da série documental ‘Caça Tempestades’, apresentada pela Porto, estreia no dia 5 de janeiro no ‘Fantástico’, da TV Globo. Produzida pelo Grupo Storm, com roteiro e direção de Iara Cardoso, a série leva o público a uma expedição inédita no Brasil, dedicada a desvendar os segredos das tempestades na maior floresta tropical do mundo.
A Porto se une à produção do ‘Caça Tempestades’ para conscientizar as pessoas sobre os riscos climáticos, reforçando sua missão de cuidar do que realmente importa. A expedição, liderada pelo repórter Ernesto Paglia, o cientista Osmar Pinto Jr. e a cineasta Iara Cardoso, tem como objetivo registrar um super-raio utilizando uma câmera rápida. Na Amazônia, as altas temperaturas, combinadas ao “oceano verde” — a umidade que paira sobre a copa das árvores, semelhante às nuvens de alto-mar — criam o cenário ideal para capturar um dos fenômenos naturais mais impressionantes do planeta, cujo brilho pode ser até mil vezes mais intenso que o de um raio comum, enquanto sua temperatura pode atingir até dez vezes a da superfície do sol, com uma corrente equivalente a mais de dez mil vezes a de um chuveiro elétrico.
Essas condições favoráveis para as tempestades fazem da região amazônica o único lugar no Brasil onde os temporais ocorrem durante todo o ano. Como resultado, são formadas cerca de 500 mil tempestades e registradas 50 milhões de descargas atmosféricas anualmente, tornando a floresta uma das principais chaminés de raios do mundo.
Inspirados por essa atmosfera, Iara, Paglia e Osmar se reencontram 11 anos após a produção da série ‘País dos Raios’, exibida em 2013 pelo Fantástico, impulsionados pela curiosidade sobre os mistérios da natureza e pela conscientização acerca das mudanças climáticas.
Para mais informações, visite: cacatempestades.com.br.