O projeto reúne figuras públicas, colaboradores, corretores e prestadores da empresa em diálogos sobre cultura organizacional, propósito e trajetória profissional
A Porto lançou recentemente o “Portodos”, seu novo programa de entrevistas conduzido pelo CEO do Grupo, Paulo Kakinoff. O programa aposta em um formato inusitado e acolhedor para promover conversas humanas sobre cuidado, propósito, cultura organizacional, saúde, trajetórias de vida e temas do cotidiano. A proposta é conectar o público aos valores da marca e dar voz para pessoas plurais, ampliando o diálogo e a escuta.
A convidada do episódio de estreia foi Aretha Duarte, montanhista, empreendedora social e a primeira mulher negra latino-americana a alcançar o topo do Everest. Ela compartilhou sua trajetória, desde a infância até sua jornada no montanhismo, além de contar sobre o projeto “Da Sucata ao Everest” e os desafios enfrentados durante a expedição. Entre os próximos convidados confirmados estão o rapper Dexter, a dupla de artistas Os Gêmeos e o empresário e ativista Preto Zezé.
“Acreditamos no poder da escuta e da proximidade como pilares da nossa cultura. Já temos, dentro da Porto, iniciativas consolidadas, como o Bate-papo com o CEO e os Cafés com Líderes e com Colaboradores, que fortalecem o diálogo entre os públicos. O ‘Portodos’ nasce como um novo passo nessa jornada — uma forma de ampliar essa conversa para além dos nossos muros, conectando também corretores, prestadores, clientes e profissionais que se interessam pela nossa cultura e que tenham visões e experiências diversas para compartilhar – famosos ou não, todos têm histórias ricas para compartilhar”, pontua Paulo Kakinoff.
A cada episódio, o programa recebe convidados que vão de figuras públicas — como artistas, músicos e cientistas — a colaboradores, prestadores, corretores e profissionais ligados à companhia. O programa é gravado dentro da Kombi do próprio executivo, e a dinâmica varia de acordo com o perfil do convidado. Quando recebe personalidades, Paulo Kakinoff vai pessoalmente buscar o entrevistado e, juntos, seguem até o Teatro Porto, onde o bate-papo acontece. Já nos episódios com convidados da Porto, o CEO os convida a sair da rotina e embarcar com ele em um trajeto até lugares surpresa, escolhidos especialmente para cada conversa.
“O ‘Portodos’ também dialoga com uma geração de profissionais que espera mais cuidado e conexão do mercado de trabalho. Com a participação dos nossos colaboradores, reforçamos também nossa proposta de valor, ‘Na Porto, você importa’, e a valorização do protagonismo de cada pessoa. O programa de entrevistas é, ainda, uma das nossas ferramentas para ampliar a percepção da Porto como uma marca empregadora de destaque, tangibilizando seus valores por meio de conversas que refletem o dia a dia da companhia e a nossa vocação para a escuta e o diálogo genuíno, que também são formas de cuidado”, destaca Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
Os episódios do “Portodos”, produzidos em parceria com a Trip, são lançados mensalmente e estão disponíveis no canal da Porto no YouTube e também nas plataformas internas da companhia. No episódio mais recente, Alessandro Grun, que atua na Porto há 22 anos e hoje é responsável pela operação de corretores potenciais, participa de uma conversa leve e inspiradora com Kakinoff, em que compartilha suas vivências e trajetória profissional. O programa já está no ar.