Além de homenagear Chico Landi, o primeiro brasileiro a vencer em pistas internacionais, a marca aposta ainda mais no futuro do automobilismo, reforçando compromisso com a inovação e a história do esporte no Brasil
A Porto, que estará no Grande Prêmio de São Paulo 2025, celebra a paixão dos brasileiros por carros e pela principal categoria do automobilismo mundial com um tributo especial a Chico Landi, o primeiro piloto brasileiro de Fórmula 1 e pioneiro do automobilismo brasileiro, ao mesmo tempo em que aposta no futuro da categoria com Gabriel Bortoleto, jovem promessa do esporte.
Em uma estratégia que une legado e inovação, a companhia destaca a importância histórica de Chico Landi, o primeiro brasileiro a disputar um campeonato na categoria mais importante do automobilismo mundial. Um ícone que inspirou gerações e é reverenciado até hoje pelos fãs do automobilismo. Para reforçar a relevância dessa história, a marca preparou uma experiência única no Grande Prêmio de São Paulo, em 2025, com iniciativas que conectam passado e presente.
A ativação “De Landi a Bortoleto: uma viagem pelo Passado e o Futuro do Automobilismo Brasileiro” será uma das grandes atrações durante o evento. No espaço exclusivo da marca no autódromo, os convidados terão a oportunidade de conhecer a trajetória de Chico Landi, por meio de imagens e interações com a réplica de um carro de corrida clássico dos tempos em que o piloto pioneiro competia.
Para marcar a ação, uma das experiências será o Túnel do Tempo, no qual os visitantes serão convidados a atravessar um túnel que levará por uma jornada na história de Chico Landi de um lado e Gabriel Bortoleto do outro. Uma linha do tempo pontuando momentos icônicos de ambos os pilotos, trazendo o passado e o futuro do automobilismo brasileiro para a vivência dos fãs de uma maneira única.
E, para além da iniciativa durante o Grande Prêmio de São Paulo, a Porto está patrocinando o documentário “Eu quero ser Chico Landi” que resgata a trajetória do grande mestre do automobilismo nacional, um filme essencial para o resgate da brilhante história das corridas no Brasil. Tanto que, certa vez, Ayrton Senna declarou que o Autódromo de Interlagos deveria se chamar “Autódromo Chico Landi”, tamanha sua importância para a história.
“Cada vez mais, buscamos inovar e criar experiências que conectem emocionalmente os fãs de automobilismo com a nossa marca. Neste ano, estamos orgulhosos de dar luz à história de Chico Landi e ao mesmo tempo apoiar o talento de Gabriel Bortoleto, garantindo que as novas gerações compreendam a importância e a grandeza da história desse esporte para o Brasil”, explica Oliver Haider, superintendente de Marketing da Porto.
Além dessa homenagem, a marca preparou outras ativações para o Grande Prêmio que incluem:
- Roda Gigante Porto: uma das experiências mais aguardadas na área, a roda gigante, retornará ao autódromo, oferecendo aos visitantes uma vista privilegiada da pista e de todo o evento.
- Simuladores de Corrida: a ativação dos simuladores permitirá que os fãs sintam a emoção de pilotar, com um toque especial para a conexão entre passado e futuro. Os visitantes terão a chance de dirigir modelos de carros clássicos inspirados nos pilotados por Chico Landi que marcaram a história e outros de última geração, como os utilizados por Gabriel Bortoleto.
- Produtos Exclusivos: a Porto também trará uma linha exclusiva de produtos licenciados para exposição, incluindo bonés e camisetas, como parte da estratégia de engajamento e vivência do evento.
Cuidado em todo lugar
O Porto Bank, Founding Partner do Formula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025, trará o conceito de cuidado em todas as ativações, reforçando sua visão de marca focada em inovação, alta performance e na criação de experiências memoráveis para seus clientes. O objetivo é que o Grande Prêmio de São Paulo 2025 seja mais do que uma competição para seus convidados; a área será um verdadeiro festival, com ativações que estimulam o amor pelo esporte e promovem o engajamento da marca com seu público.
