Nova tecnologia amplia segurança, reduz tempo de análise e reforça compromisso da companhia com inovação e sustentabilidade no mercado de seguro auto
A Porto Seguro acaba de avançar em sua jornada de inovação com o lançamento da vistoria por vídeo 360°, uma nova modalidade que eleva o nível de tecnologia aplicada ao processo de inspeção veicular. A solução utiliza captura em vídeo, combinada com inteligência artificial (IA), para gerar um laudo completo, seguro e com todas as barreiras antifraude necessárias.
Essa tecnologia é fundamental em dois momentos-chave da jornada do seguro auto: na vistoria prévia, ela é usada para a avaliação inicial do veículo antes da contratação ou renovação do seguro. O vídeo 360° com IA assegura uma documentação completa do estado do veículo, acelerando a aceitação do risco e combatendo fraudes na entrada.
Já na vistoria de sinistro, a tecnologia é utilizada após a ocorrência de um evento coberto (como colisão ou roubo/furto com recuperação) para a avaliação dos danos, verificação da integridade do veículo pós-sinistro e determinação do reparo ou da indenização.
“A agilidade e a precisão da IA reduzem o tempo de espera para o conserto do carro. O uso da tecnologia no direcionamento de vistorias distribui as demandas de acordo com a especialidade e a localização, e, no copiloto de regulação, apoia a equipe na escolha de peças e orçamentos com mais precisão. O resultado é maior assertividade, menos retrabalho e a devolução mais rápida dos veículos”, aponta Rodrigo Herzog, diretor de Sinistro Auto da Porto Seguro.
Evolução da inspeção digital
A novidade complementa um caminho iniciado antes da pandemia, quando a companhia lançou sua primeira versão de vistoria digital por aplicativo. Desde então, os recursos evoluíram, culminando em ferramentas mais robustas e orientadas à autonomia do consumidor, como a vistoria assistida, que permite ao cliente realizar a inspeção de qualquer lugar, com orientação remota de um especialista da própria Porto.
O avanço tecnológico possibilitou ganhos operacionais importantes: o uso de IA reduziu, de maneira significativa, o tempo de análise manual, garantindo um SLA de até 4 horas e fortalecendo os mecanismos de proteção contra fraudes em ambas as etapas, vistoria prévia e sinistro.
Além disso, o processo digital tem contribuído diretamente para as metas de sustentabilidade. Apenas de janeiro a setembro, a Porto evitou a emissão de 725 toneladas de gases de efeito estufa ao substituir etapas presenciais por jornadas remotas.
Para a companhia, o lançamento consolida uma virada tecnológica no relacionamento com os clientes e corretores parceiros. “A vistoria por vídeo 360° representa nosso compromisso em entregar uma jornada mais simples, ágil e segura, seja na aceitação do risco ou na resolução do sinistro, sem abrir mão da qualidade e da proteção. É mais um passo para tornar a experiência digital, eficiente e sustentável”, afirma Orjanio Jorge, superintendente de Operações Auto da Porto Seguro.
